Edição anterior (1218):
segunda-feira, 12 de março de 2018
Ed. 1218:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1218): segunda-feira, 12 de março de 2018

Ed.1218:

Compartilhe:

Voltar:


  Geral

Ordem DeMolay completa 99 anos este mês

Yuri Lima - especial para o Diário


 Uma organização para jovens de 12 aos 21 anos com fins filantrópicos que tem como base conceitos filosóficos e fraternais. Está é uma explicação simplória do que se trata a Ordem DeMolay, uma sociedade discreta que tem como alicerces as sete virtudes cardieais; amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo.

Este mês a entidade completará 99 anos de existência. Além disto, o falecimento do mártir que nomeia a organização, o último Grão Mestre Templário Jacques DeMolay, completará 704 anos no próximo domingo (18).

Nascida nos Estados Unidos, no estado do Missouri, em 1919, a organização para-maçonica tem cerca de quatro milhões de membros espalhados pelo mundo e 200 mil somente no Brasil onde, no dia 18 de março, é comemorado o Dia Nacional do DeMolay.

Em Petrópolis existe um Capítulo, nome pelo qual são chamadas as células da organização: O Imperial de Petrópolis, que completa 18 anos em 2018.

Os jovens do Imperial agem no campo filantrópico da cidade, com arrecadação de alimentos, visitas em asilos e orfanatos, além de outras atividades. Os Capítulos DeMolay são gerenciados por uma tríade. São três cargos onde os representantes são escolhidos pelos membros de forma democrática. Sendo estes o Segundo Conselheiro, Primeiro Conselheiro e o Mestre Conselheiro.

- A definição dos cargos é feita em um processo democrático e justo. Existe uma votação para a definição da tríade. Cada um tem sua atribuição no Capítulo: O Segundo Conselheiro tem a responsabilidade ritualística, que é o zelo pelo templo; o Primeiro Conselheiro é administrativo; o Mestre Conselheiro analisa e fiscaliza todos os trabalhos que são feitos – declarou Andrias Magno, Mestre Conselheiro do Imperial de Petrópolis.

O Capítulo ainda faz visitas a asilos e orfanatos, arrecada alimentos e cria campanhas filantrópicas amplas, como a Campanha do Agasalho.

- Temos uma visita marcada no asilo Arco-Íris, onde os irmãos buscam levar alegria para as pessoas que lá estão. Ainda faremos uma grande campanha para doação de sangue. Entre outros projetos, estamos analisando uma ação voltada para a área ambiental junto à maçonaria. Para isto, estamos em contato com a Prefeitura de Petrópolis – informou o Primeiro Conselheiro Gilberto Mayworm.

Para o Mestre Conselheiro a Ordem DeMolay é uma escola.

- Somos um grupo de estudos e uma escola de líderes. Funciona como um sistema de escada, onde a pessoa que possuí mais conhecimento passam para àqueles que estão iniciando. Até mesmo, nesse sentido, que temos o apoio da maçonaria – declarou Andrias.

No próximo sábado (24) o Capítulo Imperial de Petrópolis realizará uma reunião pública em homenagem a cidade de Petrópolis e as comemorações do mês de março.  O evento ocorrerá na Loja Maçônica Amor e Caridade 5ª que fica localizada na Rua Rocha Cardoso, 69 – Valparaíso.

Curiosidades

Algumas personalidades conhecidas pelo público foram DeMolays. Tal como Walt Disney, Bill Clinton e Neil Armstrong. No Brasil temos famosos como o cantor Mateus da dupla “Jorge e Mateus”, o lutador de MMA Thiago Tavares e o jogador de vôlei Dante.

Dia da Independência

Tradicionalmente a Ordem DeMolay participa, junto a Maçonaria, no desfile de sete de setembro na cidade. Recebendo a visita de outros Capítulos de vários lugares do Brasil. O dia é uma forma de intercâmbio entre os capítulos.

Filhas de Jó

Em Petrópolis ainda há uma Ordem voltada para as meninas, trata-se da Ordem Internacional das Filhas de Jó, que se organiza no Bethel Lírio Imperial. Criada em 2013, a ordem também tem princípios fraternais, filantrópicos e filosóficos.

 



Edição anterior (1218):
segunda-feira, 12 de março de 2018
Ed. 1218:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1218): segunda-feira, 12 de março de 2018

Ed.1218:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior