Edição anterior (1253):
segunda-feira, 16 de abril de 2018
Ed. 1253:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1253): segunda-feira, 16 de abril de 2018

Ed.1253:

Compartilhe:

Voltar:


  Educação

Pacto pela Alfabetização: crianças devem ser alfabetizadas até os 8 anos

Educadores da rede municipal recebem orientações para aplicar o Pacto

 

Com a meta de alfabetizar as crianças até a data de 8 anos, estão sendo realizados os encontros de formação do PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ele reúne educadores para alinhar melhores estratégias e práticas para alcançar o objetivo. Os primeiros encontros, que contarão com a participação da equipe gestora, professores alfabetizadores e orientadores escolares, ocorrerão ainda este mês e as inscrições estão abertas.

          “Os encontros são importantes porque é através da troca que podemos detalhar de alfabetização com a intenção de melhorar o processo de aprendizagem dos alunos. Queremos estimular o professor a conhecer melhor o aluno, estimular os saberes que os estudantes já têm com os que ele precisa construir para o sucesso da alfabetização”, disse a secretária de Educação interina, Samea Ázara.

Os locais dos encontros já estão definidos e eles serão realizados na Praça CEU da Posse, E.M Professor Nilton São Thiago, Casa da Educação e no CREI - Centro de Referência em Educação Inclusiva. As datas e horários foram enviadas para as escolas da rede municipal de Educação para que os educadores possam escolher melhor local e momento para freqüentar as reuniões.

São objetivos da formação ao educador despertar para a necessidade de investir no planejamento, orientar a intervenção pedagógica, articular conhecimentos desenvolvidos para que o aluno possa consolidar seu processo de alfabetização e analisar situações didáticas de intervenção que propiciem um atendimento diferenciado para a efetivação da aprendizagem.

“O Pacto foi firmado com o Ministério da Educação para tentar garantir a alfabetização na idade certa. As formações ocorrem com relação a pratica”, explica Maria Fernanda Secco, coordenadora municipal do PNAIC.

 Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa são desenvolvidas ações que contribuem para o debate sobre os  direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização. Também entram nesta lista de discussão e prática os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças e o planejamento e avaliação das situações didáticas. São discutidos ainda o uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização.

Os profissionais serão divididos em 14 grupos. Os grupos participarão da formação em dias pré-agendados pela secretária. As inscrições devem ser feitas através do telefone 2246-8678.

 

 



Edição anterior (1253):
segunda-feira, 16 de abril de 2018
Ed. 1253:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1253): segunda-feira, 16 de abril de 2018

Ed.1253:

Compartilhe:

Voltar:

Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior