Edição: quarta-feira, 07/02/2018
Compartilhe:

  Cidade

Pesquisa de origem e destinado para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana é lançada em Petrópolis

Pesquisa lançada pela CPTrans quer saber, do petropolitano, informações relacionadas aos meios de transportes utilizados pela população. As informações serão necessárias para compor o Plano de Mobilidade Urbana, cujo andamento foi apresentado na 14ª Conferência Municipal de Trânsito e Transportes, realizado na última sexta-feira (02.02). A pesquisa que é feita pelo usuário de forma anônima, pode ser respondida em menos de cinco minutos e está disponível no site da companhia www.petropolis.rj.gov.br/cpt.

A pesquisa contém perguntas sobre quais os veículos utilizados para transporte, o tempo médio de viagem, quantos minutos o usuário gasta da sua casa ao ponto de ônibus mais próximo, qual os veículos mais utilizados para se locomover, dentre outras perguntas. Esse questionário é importante para embasar às ações que estarão inseridas para a melhoria do trânsito e do transporte em Petrópolis.

“O Plano de Mobilidade está sendo realizado e agora chegou o momento de a população auxiliar com informações sobre o transporte, para que possamos avançar ainda mais. Apesar de o Governo Federal ter ampliado, no ano passado o prazo para a entrega do documento, nossa intenção é conclui-lo o mais breve possível para garantir investimentos federais na nossa cidade”, destaca o diretor-presidente da CPTrans, Maurinho Branco.

A confecção do documento atende à Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/2012) na qual existe a exigência de elaboração de planos de mobilidade urbana para todos os municípios com população acima de 20 mil habitantes, assim como os demais obrigados ao plano diretor. Neste sentido, o Ministério das Cidades incluiu no programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana a possibilidade de financiamento dos planos de mobilidade para municípios acima de 100 mil habitantes.

Dentro do preconiza a legislação, a CPTrans realizou a primeira consulta pública sobre o Plano de Mobilidade Urbana durante a 14ª CMTT, junto com o lançamento da Pesquisa Origem e Destino. Essa consulta é necessária para esclarecer aspectos do planejamento realizado para que, em futura Audiência Pública, a população esteja abastecida com conhecimentos e informações necessárias para poder expressar suas opiniões.

Para o PlanMob, já foram realizadas contagens de veículos em diversas ruas da cidade, pontos de simulação, hierarquização de 3000 vias, replanejamento de itinerários de diversas linhas de ônibus, projetos para obtenção de recursos apresentados à possíveis financiadores e mais de 8Km de faixas seletivas projetadas.



Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior