Edição: terça-feira, 28/11/2017
Compartilhe:

  Cidade

Petrópolis promove ações por conta do Dia Estadual da Redução do Risco de Desastres

Simulado de evacuação de uma comunidade e o Plano Verão 2018 de Petrópolis acontecem essa semana

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias promove ao longo dessa semana uma série de ações em virtude do Dia Estadual da Redução do Risco de Desastres, comemorado em 29 de novembro. Na terça-feira (28), acontece um simulado de evacuação da comunidade no São Sebastião e na quinta-feira (30.) tem o lançamento do Plano Verão 2018 de Petrópolis. Além disso, o órgão municipal participou no domingo (26.11) de um grande simulado de acionamento das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme organizado pela Coordenação Regional de Defesa Civil (REDEC) da Região Serrana.

“Acionamos todas as sirenes da Região Serrana ao mesmo tempo e as Defesas Civis municipais participam nas comunidades distribuindo panfletos com dicas de prevenção”, explica Alexandre Pitaluga, coordenador da REDEC Serrana, destacando a participação de Petrópolis no treinamento. “A cidade tem realizado um trabalho modelo de prevenção”, conclui.

Nesta segunda-feira (27.11), os agentes da Defesas Civil deram apoio ao simulado organizado pelo projeto Fortalecendo a Resiliência aos Desastres na Região Serra do Rio de Janeiro, que aconteceu na Escola Municipal Beatriz Zaleski, na Posse. Todos os 200 alunos do turno da manhã participaram da ação, que contou com atividades como a evacuação segura das salas de aula, além de esclarecimentos sobre como agir em um princípio de incêndio e a forma correta de se desligar os registros de luz e água. Rodrigo D’Almeida, coordenador do projeto nas escolas, considerou a atividade um sucesso.  “Cada brigada atuou de uma forma, seguindo tudo o que foi mostrado a eles ao longo do ano. Eles agiram muito bem e conversamos sobre a importância da organização para se manter a calma e evitar o pânico durante uma emergência. Estou orgulhoso da equipe. Agora, cada um deles dará continuidade às ações na escola”, disse.

Na terça-feira (28.11) a Defesa Civil de Petrópolis organiza um simulado de socorro  como parte das ações de treinamento do Plano Verão 2018 de Petrópolis. O bairro São Sebastião vai receber o treinamento que prepara as equipes do órgão municipal para resposta rápida em casos de chuva. Além disso, será uma oportunidade para os moradores do local estarem mais próximos dos agentes da Defesa Civil.

“O treinamento vai servir para colocar em prática o Plano Verão 2018. Vamos usar o cenário de chuva continua com uma forte pancada de chuva durante o dia. Nossa equipe vai organizar o acionamento dos órgãos responsáveis pela resposta no momento do desastre. O simulado é fundamental para que os órgãos estejam prontos caso seja necessário durante o atendimento durante a estação”, afirma o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz.

O Plano Verão 2018 de Petrópolis, que vem sendo elaborado em cima de cinco ameaças: deslizamentos de terra, inundações, rolamentos de blocos rochosos, vendaval e tempestades de raio, será lançado na quinta-feira (30.11) na Casa dos Conselhos Augusto Zanatta.

“O objetivo é que Petrópolis passe a ser reconhecida como a cidade da prevenção de desastres. Dessa maneira, em conjunto com a população, estaremos cumprindo as metas da Organização das Nações Unidas (ONU) para nos tornamos uma cidade mais segura e menos vulnerável aos desastres”, afirma o secretário de Defesa Civil.



Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior