Disque entulho    Educação
domingo, 13/08/2017
Voltar

Petrópolis recebe modalidades esportivas em ascensão no país

Até o final do ano, a cidade recebe praticantes de fisiculturismo, esgrima e voo livre

 

Durante muito tempo o Brasil foi considerado o país do futebol. Mas ao que tudo indica, essa afirmação ficou no passado. Ainda mais em Petrópolis. A prefeitura tem apoiado modalidades que estão cada dia mais presentes na vida dos brasileiros, como o motocross, fisiculturismo, a esgrima e o voo livre. Cada evento reúne em média 1.500 pessoas, entre atletas, treinadores e amantes de cada esporte. O que reforça que o município tem potencial para receber os mais diversos eventos, que movimentam o setor turístico e de serviços, alavancando a economia.

“São atividades que movimentam a cidade e agregam ao turismo, e ajudam a fortalecer a economia. Petrópolis é reconhecida pela qualidade de vida que oferece aos seus moradores e visitantes, e certamente tem um cenário ideal para receber eventos como estes. A prefeitura tem todo interesse em apoiar os eventos esportivos. Petrópolis está de braços abertos para iniciativas como estas”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

Em junho, Petrópolis recebeu a 5ª etapa da Copa MXF Rio, torneio estadual de Enduro de Regularidade, no Parque Municipal, em Itaipava. Mais de mil pessoas acompanharam a prova - que não acontecia na cidade há mais de 15 anos. “Foram 250 atletas de todo o país na etapa estadual de Enduro. Nosso objetivo é explorar o potencial da cidade para receber etapas, copas e competições esportivas”, destacou Hingo Hammes, superintendente de Esportes do município. Ele ainda projetou os próximos eventos Petrópolis vai receber.

“Até o fim do ano, vamos receber etapas estaduais de esgrima, fisiculturismo, entre outras modalidades que estão crescendo em todo o país, mas que são desconhecidas do grande público. Essa diversidade tem sido uma marca da nossa gestão”, disse Hingo.

No dia 26 de agosto, o Sport Club Magnólia recebe uma etapa do Campeonato Estadual de Esgrima. O esporte mudou de patamar no país após os Jogos Olímpicos de 2016. Apesar de não ter conseguido nenhuma medalha, os atletas colocaram o Brasil na melhor colocação da história dos Jogos.

“Desde o ano passado, a procura pela esgrima aumentou. Muita gente tem o interesse em saber sobre o esporte. É importante que a cidade receba eventos como esse, para difundir ainda mais a modalidade”, disse o mestre d'armas Guilherme Giffoni, treinador do Magnólia.

Em setembro, no dia 23, acontece a quarta edição do Mr. Petrópolis, em parceria com a Federação de Culturismo do Estado do Rio de Janeiro (IFBB). O evento de fisiculturismo vai reunir mais de duas mil pessoas na cidade. “Na primeira edição, pouco mais de 500 pessoas participaram. No ano passado, foram quase duas mil. Acredito que neste ano a competição vai reunir ainda mais gente”, projeta o presidente da IFBB, Gustavo Costa. “O fisiculturismo está em alta em todo o pais e em Petrópolis não é diferente. São muitos atletas e amantes da modalidade”, completa.

Já em novembro, nos dias 4 e 5, acontece uma nova etapa da Copa Rio de Voo Livre. A cidade recebe frequentemente atletas dos estados do RJ, SP e MG para a prática de voo livre nas rampas da cidade, chegando a mil decolagens feitas nos meses quando as condições climáticas são mais favoráveis – de setembro a fevereiro -, segundo o Petrópolis Voo Clube.

“Temos essa tradição no voo livre e somos considerados a melhor rota do estado, com nossas três rampas. Tanto que fomos escolhidos para receber três das cinco etapas da Copa Rio. É uma honra para a cidade receber eventos como esse que atraem atletas de todo o país e nomes importantes no cenário esportivo”, comenta Hingo Hammes



Voltar


Casando com Estilo



Topo