Edição: terça-feira, 28/11/2017
Compartilhe:

  Natal

Petrópolis se prepara para receber turistas no Natal Imperial

           

 

A menos de uma semana para o início do Natal Imperial, Petrópolis está a todo vapor com os preparativos da maior festa que a cidade já viu. A expectativa é de que toda programação, que começa no dia 1° de dezembro e só termina no dia 6 de janeiro, atraia 300 mil pessoas. Só no Disque Turismo, cerca de 300 agências já confirmaram a vinda para a cidade. No mês de novembro, o 0800-024-1516 recebeu mais de 900 ligações dos quatro cantos do país para falar sobre o sobre o Natal. A iluminação especial e a Parada Iluminada são os pontos altos da festa, que terá grande show de abertura, com padre Fábio de Melo, às 19h, na Praça da Liberdade.

            Durante a festa, a expectativa é de que a ocupação hoteleira aumente em 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Para o secretário da Turispetro, Marcelo Valente, vendo a cidade “linda, decorada, receptiva”, os turistas irão se “encantar” e retornar em outras oportunidades.

            “Nunca tivemos um Natal com essa mobilização de todos. Pela primeira vez, estamos conseguindo unir empresários, poder público e sociedade civil organizada. A cidade entendeu o quanto a economia vai ganhar com a vinda dos turistas. Todos estão unidos para fazer um Natal mágico. Desde o mês passado já estamos notando uma grande repercussão em torno da festa. A cidade só tem a ganhar”, explica.

No mês de dezembro, devem ser injetados R$ 200 milhões na economia do município. O turismo é um dos principais pilares do desenvolvimento de Petrópolis e, por isso, todos os pontos turísticos estarão de portas abertas para receber os visitantes durante todo o mês. Hotéis, pousadas e restaurantes da cidade também já começaram a investir na decoração temática, pacotes especiais e pratos para as ceias de Natal e Réveillon.

            “A cidade decorada gera um clima positivo. Ainda que este seja um ano difícil, esperamos que os resultados sejam melhores do que no mesmo período do ano passado. Com toda programação do Natal Imperial, a adesão dos lojistas, como na 16 de Março e na Rua Teresa, que entenderam a importância desse momento, tenho certeza que vamos melhorar a economia. Vamos superar as expectativas”, frisa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

Todo Centro Histórico vai estar decorado, com iluminação em árvores, prédios públicos, fachadas históricas e até no leito do Rio Quitandinha, na altura da Avenida Koeler. Palácio de Cristal e Praça da Liberdade, que estão entre os principais palcos da festa, vão ganhar um clima ainda mais especial com cenografia natalina.

Mas os bairros também não ficarão fora da festa. Bonsucesso, Posse, Pedro do Rio, Corrêas, Mosela, Alto da Serra, além de Nogueira, Bingen e Cascatinha receberão árvores de Natal medindo entre oito e doze metros de altura, decoração inédita na cidade. A iluminação chega também à Itaipava.

            “Esse Natal promete emocionar o público. A iluminação e toda decoração vão transformar a cidade em um lindo cenário lúdico. A Rua 16 de março, por exemplo, vai receber um espetáculo inédito no Brasil, sincronizando luzes e trilha sonora. Com certeza será uma Natal que vai marcar a cidade”, explicou o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Leonardo Randolfo.

Espetáculo inédito no Brasil, iluminação da 16 terá abertura no dia 02

            A novidade da iluminação de Natal este ano vai ser um túnel iluminado, de 100 metros de extensão, na entrada da Rua 16 de Março. Diariamente, às 20h, 20h30 e 21h30, haverá um espetáculo inédito no Brasil, com sincronização entre luzes e uma trilha sonora especialmente preparada para o Natal Imperial. A inauguração do túnel será no dia 02 de dezembro, às 20h30, e promete emocionar o público.

A rua ainda vai contar com uma programação cultural, criada pelo “Projeto 16”, que inclui shows, apresentação de bandas marciais, personagens infantis, chegada do Papai Noel e desfiles. Calçadas e vitrines também já começaram a ser enfeitadas e, este ano, têm o tema retrô.

Programação durante todo mês  

Petrópolis preparou uma grande festa que vai encantar e mexer com a imaginação do público na época mais lúdica do ano. Em 2017, além da iluminação, a cidade resgata a tradição de Natal com grandes shows, corais, desfiles, festival gastronômico e a instalação de uma árvore flutuante de 15 metros de altura no Lago do Quitandinha.

Um dos pontos altos do Natal será a Parada Iluminada, com desfiles de fantasias e alegorias temáticas, nos primeiros três domingos de dezembro (3,10 e 17), sempre às 19h30, ao longo da Rua do Imperador, em pleno Centro Histórico. A cada semana serão 18 atrações promovidas pela prefeitura, de quinta-feira a domingo. Outras atrações serão oferecidas ainda pelo Sesc RJ, parceiro na programação, com grandes shows, como das cantoras Maria Rita, a portuguesa Carminho e Fernanda Abreu. Até o dia 6 de janeiro serão mais de mil horas de programação, com 1.900 artistas.

            Durante os dias de festa, os corais serão presença marcante nos quatro cantos da cidade, com apresentações gratuitas em praças do Centro e comunidades. As atividades para as crianças também não ficarão de fora, com chegadas de Papai Noel, oficinas, recreação e shows. No teatro, o espetáculo “78 Musical” é o destaque da programação. E para quem prefere os sabores do Natal, um festival gastronômico vai deixar com água na boca os clientes de cerca de 20 restaurantes que criaram um cardápio especial para o mês de dezembro.

 

 



Compartilhe:

Casando com Estilo







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior