Edição: sábado, 06/01/2018
Compartilhe:

  Cidade

Petrópolis terá Folia de Reis fechando a programação do Natal Imperial

            Uma Folia de Reis vai fechar a programação do Natal Imperial, neste sábado (06). Um grupo folclórico formado por artistas petropolitanos, com muita música, fantasias e animação, fará homenagens aos Três Reis Magos logo após a última apresentação do Túnel de Luz, na Rua 16 de Março, às 20h. O grupo percorre as ruas do Centro Histórico e caminha em direção ao Palácio de Cristal simbolizando o apagar das luzes da festa. Em Itaipava, o violeiro Chico Lobo apresenta seu show especial "Prosa e Cantoria", às 18h30, no Shopping Vilarejo, também encerrando as festividades de Natal.


            A programação da festa na cidade começou no dia 1° de dezembro e encerra com chave de ouro nesta homenagem no Dia de Reis. Segundo o prefeito Bernardo Rossi, o Natal Imperial foi um sucesso. “O clima na cidade mudou, as pessoas abraçaram a ideia de tornar Petrópolis um grande cenário de Natal. Durante estas semanas vimos as famílias petropolitanas participando ativamente da programação e turistas igualmente encantados. Hotéis e pousadas ficaram cheios e o comércio também faturou com esta movimentação. O Natal Imperial veio para fortalecer a economia da cidade, e deu certo. Com ele resgatamos também o verdadeiro espírito natalino. Estamos encerrando a programação com essa folia, que é folclórica, mas também é uma manifestação cultural religiosa”, destaca ele.


            No Centro Histórico, o Túnel de Luz terá seu último espetáculo às 20h, no sábado. Logo após, o grupo da Folia de Reis percorre toda a rua, segue pela Doutor Nelson de Sá Earp em direção à Praça da Liberdade, caminha pelas ruas Roberto Silveira e Alfredo Pacha, até chegar no Palácio de Cristal, um dos principais palcos da festa. Com as tradicionais violas e sanfona, os integrantes do grupo, fantasiados, por exemplo, de reis magos, cantam e dançam para o público durante todo o trajeto. Em caso de chuva, serão três apresentações separadas: às 20h embaixo do Túnel de Luz, às 20h45 no coreto da Praça da Liberdade e às 21h30 no Palácio de Cristal.


            Em Itaipava, o mineiro Chico Lobo, um dos violeiros mais respeitados do país, brinda o público com um espetáculo único, que conta com repertório exclusivo, com músicas que trazem a cultura das folias de reis, catiras, batuques, modas, toadas e toques de viola. Tudo costurado com uma boa prosa mineira, que leva a uma jornada mágica pelo universo da viola caipira. O artista já dividiu os palcos com Maria Bethânia, Zé Geraldo, Renato Teixeira, entre outros grandes nomes da música brasileira.


 “Diferente do que aconteceu em outros anos, a programação do Natal contemplou também os bairros e não ficou concentrada apenas no Centro Histórico. Essa Folia de Reis em Itaipava fecha com chave de ouro a programação dos distritos, que foi um sucesso”, explica o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo.



Compartilhe:


Casando com Estilo



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior