Edição: quinta-feira, 12/07/2018
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  Saúde

Pós-internação do HAC já fez 500 atendimentos

Hospital é o primeiro a implantar o serviço na rede pública

O Serviço de Atendimento Pós-internação do Hospital Alcides Carneiro (HAC) chega ao seu quarto mês de implantação em julho. O sistema é o primeiro da rede pública do município e, desde março, já realizou mais de 500 atendimentos. O procedimento iniciou em março no HAC, onde, em 2017, passaram por cirurgias mais de 7 mil pessoas. Neste ano, até junho, já foram mais de 3 mil internações. Os pacientes cirúrgicos têm continuidade do tratamento mesmo depois da alta médica.

“A segurança do paciente e o cuidado individualizado são os principais norteadores deste protocolo. Esse protocolo reforça para os usuários a importância de seguir as orientações profissionais para os cuidados com o banho, curativos a serem feitos em casa, fisioterapia, alimentação adequada, entre outros”, explica o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

Pelo sistema, a equipe formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas e fisioterapia esclarecerão as dúvidas e entregarão orientações ao paciente. Em até 15 dias após a alta, uma enfermeira telefona para o paciente para saber se as orientações estão sendo seguidas e como está a recuperação do mesmo.

A iniciativa acompanha o crescimento do hospital que em 2017 realizou 10.062 internações, 8% a mais que no ano de 2016 quando foram realizadas, 9.316. Em 2018, até junho, já foram 5 mil.

“Seguimos com o objetivo de investir em projetos que tragam melhorias para o atendimento e informação dos pacientes. Este tipo de ação permite que o pós-operatório de cada um seja orientado de forma específica, observando as particularidades de cada caso, até para que o paciente se sinta seguro ao ir para casa. A individualidade de cada paciente precisa ser observada para que a Secretaria de Saúde possa oferecer o atendimento que a população merece”, completa Silmar.

            Para a vendedora Natália do Vale, de 33 anos, este atendimento após todo o procedimento tem sido muito importante. Ela recebeu a ligação da enfermeira, nesta quarta-feira (11.07), para mais orientações sobre o pós-operatório do filho dela, Pedro, de 3 anos.

            “Acho muito interessante esta ideia. Tive um atendimento de primeira linha no Alcides Carneiro desde o primeiro momento, até o momento da alta. Esta já é a segunda ligação que recebo do pós-internação e nos dá uma grande segurança do que tudo que foi feito”, comenta a moradora do Duarte da Silveira.



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