Edição: terça-feira, 17/04/2018
Compartilhe:

  Drogas

Prazo para inscrições para a II Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas é prorrogado

Candidatos a delegados e participantes terão até o próximo dia 25 para se cadastrarem

Foi prorrogado até o próximo dia 25 o prazo para as inscrições da II Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas. A II Conferência é uma realização da prefeitura e do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (CMDP) e vai acontecer nos próximos dias 27 e 28 de abril, no auditório da Faculdade Arthur Sá Earp (FASE).

“A expectativa é muito grande. Tivemos duas pré-conferências e percebemos que há muito interesse popular. Isso é muito importante para que novas ideias sejam debatidas. Mais de 170 pessoas participaram dos dois eventos, no total. Quando mais pessoas se interessarem pelo tema, melhor, para elaboração de ideias e implantação de novas políticas públicas que ampliem a prevenção ao abuso e uso de álcool e outras drogas no município”, disse o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

A Conferência tem como objetivo fortalecer e dar ferramentas para as ações de prevenção do uso e abuso de álcool e outras drogas. O encontro tem a presença da sociedade civil e representantes do governo e de instituições. Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas (CAPS AD), a psicóloga Leandra Iglesias explica que o encontro vem para acrescentar no trabalho que já é desenvolvido diariamente pela unidade.

“Esse é o momento de discussão com os técnicos da rede pública e sociedade civil para traçar diretrizes que venham compor um planejamento que norteie as Políticas Públicas sobre os problemas relacionados ao álcool e outras drogas no município. As discussões colaboram no sentido de fortalecer o entendimento da sociedade de que a problemática do uso abusivo de álcool e outras drogas é de difícil abordagem, porém há possibilidades de recuperação, redução de danos ocasionados e acesso ao tratamento.”, disse Leandra.

Para a psicóloga e presidente do CMDP, Victoria Gutiérrez, a prorrogação do prazo para inscrição é uma medida visando dar mais chances para quem ainda não se inscreveu possa a fazer.

“É uma oportunidade para quem ainda não conseguiu se inscrever, que tem dúvidas, ou que ainda não conseguiu se organizar e não reuniu os documentos necessários, que possa ter tempo para isso. Estamos dando mais uns dias, principalmente pelo fato das pré-conferências terem tido muita participação e das matérias divulgadas na imprensa terem tido grande repercussão”, disse Victoria.

A eleição dos 42 delegados vai acontecer no mesmo dia 25, na Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanatta, às 18h, e se dará através de reunião de grupos das categorias, onde participarão os representantes credenciados das entidades participantes interessadas e a Comissão Organizadora da Conferência. Confira a programação da II Conferência:

Dia 27 de abril:

19h – Solenidade de Abertura – Boas Vindas

19h50 – Palestra de Abertura

 

Dia 28 de abril:

08h – 10h – Inscrição, credenciamento, coffee break.

08h30 – Leitura e Aprovação do Regimento da Conferência.

09h – Premiação do Concurso Logotipo do CMPD.

10h – Exposição das realizações do CMPD no período 2016/ 2018. 

10h30 – Palestras - Eixos temáticos.

12h – Almoço.

13h – Retorno.

13h30 – Trabalho dos Eixos.

15h – Plenária.

16h30 – Eleição dos membros do CMPD.

17h30 – Encerramento.



Compartilhe:



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior