Edição anterior (1431):
quinta-feira, 11 de outubro de 2018
Ed. 1431:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1431): quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Ed.1431:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Prefeito acompanha castração de cães e gatos em Itaipava

Ação no Parque Municipal vai esterilizar 600 animais


 O prefeito Bernardo Rossi acompanhou, nesta quarta-feira (10.10), o segundo dia de castrações no contêiner montado no Parque Municipal, em Itaipava. A ação é uma parceria da prefeitura com a Secretaria de Estado de Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Durante um mês, cerca de 600 animais serão esterilizados, beneficiando moradores de regiões próximas a áreas de preservação ambiental: Araras, Rocio, Vale das Videiras, Vista Alegre, Santa Luzia, Poços Peixes, Caititu, Santa Isabel, Bonfim, Castelo São Manoel, Caxambu e Tapera.

“O controle da população de animais de rua é um trabalho que nossa gestão reativou, quando voltamos com o serviço de Castração Gratuita, em julho. Mais de 900 animais foram castrados, naquela ação. Agora, esta parceria tem sido muito importante e vem nos auxiliar no trabalho que desenvolvemos. Queremos permitir que mais pessoas possam ter acesso a este serviço, prevenindo ninhadas indesejadas”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.

As castrações vão se estender até o dia 07 de novembro. Os cadastros já foram feitos por agentes da Rebio Araras, nos bairros. A ação é por meio do Projeto Ambiente Animal, da SEA e do Inea, que leva o mutirão de castração para cidades do interior do estado. Ele é executado e desenvolvido pelo Viva Rio Socioambiental que firmou Termo de Cooperação Técnica com a clínica veterinária Can&Fel, com recursos da Câmara de Compensação Ambiental. O Projeto foi lançado em maio, na capital, e já passou por Vassouras e Valença.

“Podemos perceber que o espaço é muito bem equipado e limpo. Foi uma grande felicidade receber este serviço e contar com esta parceria. Importante que as pessoas se conscientizem e possa trazer seu cão ou gato para castrar em um ambiente tranquilo e organizado, como o que podemos conferir aqui, destacou a diretora de Vigilância em Saúde, Elisabeth Wildberger, que representou a secretária de Saúde, Fabiola Heck, na visita.

Em novembro, a Prefeitura vai realizar mais uma etapa do serviço de Castração Gratuita, que vai esterilizar mais de mil cães e gatos de Itaipava, ação que acontece entre os dias 22 e 29 de novembro, também no Parque Municipal. Agentes comunitários estão percorrendo as comunidades para cadastrar os moradores que quiserem o serviço, que será restrito para beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF). Mais 1,2 mil cadastros foram abertos para esta etapa.

“É um gesto de responsabilidade e carinho. A ideia, é evitar que os animais que vivem próximo a áreas de preservação ambiental procriem e venham a interferir no ambiente silvestre”, explicou a coordenadora do Bem-estar Animal, Elizabeth Amorim. “Não perdi tempo e busquei saber sobre a castração. Percebi que seria muito importante e me cadastrei para castrar meu cãozinho. O atendimento é muito bom”, frisou a secretária, Ana Luiza Machado, de 51 anos, que levou cão Toddy, de 3 anos.

Acompanharam a visita o vice-prefeito Baninho; o secretário de Meio Ambiente, Renato Couto, e o vereador Silmar Fortes, que intermediou a vinda do projeto para a cidade.



Edição anterior (1431):
quinta-feira, 11 de outubro de 2018
Ed. 1431:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1431): quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Ed.1431:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior