Edição: sexta-feira, 11/05/2018
Compartilhe:

  Cidade

Prefeito acompanha obras de asfaltamento em Pedro do Rio

Um trecho de 140 metros no centro do distrito recebeu 130 toneladas de asfalto nesta quinta 


 A Estrada União e Indústria começou a receber obras de asfaltamento em Pedro do Rio. O trabalho nesta quinta-feira (10.) ocorreu em 140 metros no centro do distrito. O prefeito Bernardo Rossi acompanhou o serviço do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que aplicou 130 toneladas de material.

A prefeitura vem cobrando tanto do DER quanto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit) que façam a manutenção da União e Indústria, o que não ocorre há anos. Tanto que a Secretaria de Obras assumiu o serviço temporariamente para reduzir o risco de acidentes. No trecho de Pedro do Rio, por exemplo, a pasta fez manutenção viária há dois meses.

“A prefeitura acabou tendo que assumir uma responsabilidade que não é dela por causa do risco de acidentes. A Estrada União e Indústria tem 25 km de extensão passando por Petrópolis e 100 mil pessoas passam por ali, porque é a principal ligação dos distritos com o Centro Histórico. O serviço que está sendo feito aqui é fruto da nossa cobrança e o município vai continuar pressionando para que toda a estrada receba essa conservação”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

Contagem da CPTrans aponta que, em média, 25,5 mil veículos passam diariamente pelo trecho que vai do Retiro a Pedro do Rio, que fica sob administração do Dnit. Já o trecho entre Pedro do Rio e Posse é responsabilidade do DER e tem movimento de 14 mil veículos em média por dia.  Em janeiro, a prefeitura assumiu temporariamente e aplicou mais de 225 toneladas de asfalto em 12 km da estrada em três meses.

“Isso ressalta a importância do trabalho da manutenção constante. Por isso, foi necessário que a Secretaria de Obras fizesse o trabalho, mas ainda cobrando que os dois órgãos cumprissem a função de manter a União e Indústria em boas condições”, falou o secretário de Obras, Ronaldo Medeiros.

O trabalho começou ainda na quarta (09.05) quando foi feita a retirada do asfalto antigo (um processo chamado “fresagem”) próximo ao DPO da Polícia Militar. Depois, houve varrição de todo trecho, seguida de aplicação de pintura de ligação. A última parte foi a colocação do asfalto e a compactação, feita com dois tipos de rolo compressor. O trabalho envolveu 13 homens, uma máquina de raspagem e um caminhão.

Morador de Pedro do Rio há mais de 70 anos, o aposentado Maurício Carmo Santos diz que asfaltamento nunca ocorreu e, por isso, ele destaca a importância desse trabalho.

“Pedro do Rio precisava disso há muito tempo. É a melhor coisa que poderiam fazer para cá. Só faziam tapa-buraco, mas não tinha nem frequência. Acho que vai ficar muito boa a estrada”, afirmou.

O vice-prefeito Baninho e os vereadores Jorge Relojão e Wanderley Taboada acompanharam o trabalho em Pedro do Rio.

Fotos: Marcello Santos



Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior