Edição anterior (1186):
quinta-feira, 08 de fevereiro de 2018
Ed. 1186:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1186): quinta-feira, 08 de fevereiro de 2018

Ed.1186:

Compartilhe:

Voltar:


  Política

Prefeito vai a Brasília buscar recursos para a Saúde

Prefeitura pede verbas para manutenção e implantação de serviços

 O prefeito Bernardo Rossi, acompanhado do secretário de Saúde, Silmar Fortes, reforçou o pedido do envio de recursos federais para compra de equipamentos, veículos, obras e incremento do Programa de Atenção Básica previstos em emendas parlamentares junto ao Ministério da Saúde. Em reunião em Brasília nesta quarta-feira (07.02) o ministro Ricardo Barros reafirmou o comprometimento de liberar também o credenciamento e habilitação de leitos e serviços que hoje são custeados pelo município e que podem vir a receber recursos federais para manutenção.

“Temos duas situações: manter a estrutura atual funcionando enquanto equalizamos dívidas de gestões passadas e avançar na área de saúde. Para alcançar a segunda meta precisamos de recursos federais. Ao longo de 2017 estivemos várias vezes no Ministério da Saúde e hoje também retornamos para conquistar recursos para programas e para os hospitais Alcides Carneiro e Nelson de Sá Earp. Estas verbas são fundamentais para a cidade”, aponta o prefeito Bernardo Rossi.

A busca de recursos iniciada este ano pela Saúde vai ser estendida a todas as pastas que possam liberar verbas para Petrópolis. “Não temos vergonha de ir de gabinete em gabinete, passando o pires e  pedindo pela nossa cidade. Precisamos muito de verbas para a cidade voltar a crescer”, completa o prefeito.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, destaca que todas as propostas de 2017 enviadas ao Ministério estão com previsão de liberação para este ano e reforçou a tentativa do município em recuperar R$ 2,5 milhões que foram perdidos pela gestão anterior, relativas a emendas do ano de 2014, mas que não tiveram projetos executados para liberação dos recursos destinados. Para Silmar Fortes, ter o apoio do Ministério da Saúde com o envio de recursos importantes para a pasta da cidade representa um avanço no atendimento a população.

  “Continuamos enxugando as despesas, ajustando as contas e pagando dívidas passadas. A gestão está trabalhando para criar novos projetos para custeio do Governo Federal. A previsão é que tenhamos R$ 4 milhões em emendas para investirmos na Saúde. Mas não iremos desistir das emendas canceladas referentes a gestão anterior, pois são verbas para obras de unidades de saúde e compras de equipamentos que são de grande importância. Trouxemos novas propostas para que esse dinheiro possa ser destinado ao nosso município”, afirma Silmar Fortes.

 O ministro da Saúde Ricardo Barros, prometeu empenho na aprovação de projetos de ampliação de unidades e serviços de Saúde. “O prefeito e o secretário pontuaram as necessidades imediatas do município, eles já nos deixaram as propostas e projetos para que possamos analisar e destinar o envio das verbas após a aprovação junto ao ministério” garantiu o ministro.

 O secretário de Saúde complementa que ainda levou alguns projetos para habilitação e credenciamento para recebimento de recursos federais. Dos serviços já prestados e que podem ser ampliados com o custeio Federal estão o Serviço de Cirurgia Vascular e habilitação do Hospital Alcides Carneiro como Unidade de Alta Complexidade em Procedimentos Endovasculares. Há ainda o projeto de habilitação de 15 leitos de unidades intermediárias e mais 2 leitos de UTI Neonatal, todos no HAC, que hoje funcionam com custeio do município.

“Solicitamos a habilitação da central de regulação de exames, consultas e internações dentro do nosso sistema de saúde. Demos entrada na habilitação da Unidade de Acidente Vascular Cerebral que será implantada em parceria com o Hospital Santa Teresa. Continuaremos trabalhando empenhados para buscar mais credenciamento e recursos para o nosso município”, disse Silmar Fortes.



Edição anterior (1186):
quinta-feira, 08 de fevereiro de 2018
Ed. 1186:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1186): quinta-feira, 08 de fevereiro de 2018

Ed.1186:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior