Edição: quinta-feira, 07/12/2017
Compartilhe:

  Saúde

Prefeito visita HAC e projeta melhorias no centro cirúrgico e centro de material de esterilização

Hospital realiza em média 640 cirurgias por mês

Município buscará investimento para criação de mais uma sala cirúrgica

 

Explorando todo potencial cirúrgico do Hospital Alcides Carneiro, a prefeitura projeta para 2018 a criação de mais uma sala para o centro cirúrgico e reformas do centro de material e esterilização (CME). O centro cirúrgico do HAC, que conta com seis salas cirúrgicas, realizou quase 6,5 mil procedimentos e partos de janeiro a outubro, um aumento de 12,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em média a unidade realiza 640 procedimentos por mês entre média a alta complexidade que significam 7,6 mil cirurgias de todas as especialidades disponíveis.

O prefeito Bernardo Rossi esteve no Hospital Alcides Carneiro na manhã desta quarta-feira (06.12) em mais uma vistoria à unidade de saúde.  A visita ocorre após o município conseguir em Brasília a liberação de R$ 809 mil para compra de um mamógrafo digital relativa a uma emenda parlamentar, além da habilitação estadual de leitos de unidades intermediárias e intensivas.

Bernardo Rossi reitera que esse é o primeiro passo para que os leitos sejam mantidos com recursos federais, o que vai permitir que o município invista em mais serviços.

“Nós estamos trabalhando para trazer mais melhorias para o HAC, com a única finalidade de atender cada vez e melhor os pacientes. Este ano, nós já conseguimos ampliar o atendimento no maior hospital de Petrópolis e vamos continuar buscando investimentos, criando projetos para que os deputados criem emendas em cima das nossas necessidades e assim oferecer mais qualidade para a população”, avalia o prefeito Bernardo Rossi. 

O hospital vem trabalhando para oferecer mutirões e assim avançar no número de cirurgias de emergência e eletivas. Neste ano já foram realizadas mutirões de cirurgia pediátrica, de reconstrução mamária ao final da campanha Outubro Rosa, vem intensificando a realização de procedimentos vasculares e a proposta com a nova sala é ampliar o número de cirurgias e de especialidades cirúrgicas oferecidas.

“A nossa proposta é alinhar a acessibilidade da população aos recursos técnicos e a competência dos nossos profissionais atuantes no nosso centro cirúrgico. As cirurgias mamárias já foram intensificadas ao longo do ano, assim como outras especialidades. Realizamos uma cirurgia inédita de próstata em novembro e nossa expectativa é aumentar a oferta de novos procedimentos cirúrgicos”, afirma Silmar Fortes, secretário de Saúde.

Para acompanhar o crescimento da ala cirúrgica, o centro de material e esterilização (CME) também passará por reformas de ampliação do espaço e de climatização com a instalação de um ar condicionado.

“O CME é importantíssimo para uma unidade hospitalar, pois é a sala onde todos os materiais cirúrgicos e que são usados nos pacientes são esterilizados. Com o aumento do número de cirurgias, também sobe ao mesmo tempo a utilização de insumos e dos equipamentos necessários para os procedimentos. O hospital vem crescendo e o CME precisa crescer junto. Essa obra será importante para aumentar a nossa capacidade para fazer cirurgias”, explicou o diretor do Hospital Alcides Carneiro, Filipe Furtuna.

A visita ao HAC foi acompanhada pelo vice-prefeito Baninho, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor e pelo primeiro secretário do Conselho Municipal de Saúde, Mauro Peralta.



Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior