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  Saúde

Prefeitura amplia serviço de ouvidoria no Hospital Alcides Carneiro

O contato pode ser por telefone, e-mail ou pessoalmente dentro do hospital

A ouvidoria do Hospital Alcides Carneiro (HAC) está sendo ampliada nesta segunda-feira (27.11) com atendimentos também por e-mail e telefone. O serviço que funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h, com atendimentos dentro do hospital será fortalecido com mais uma frente de comunicação. A prefeitura busca melhorar o acesso dos usuários dentro das unidades de Saúde e também implantou uma ouvidoria da Secretaria de Saúde com funcionamento em horário comercial.

Os pacientes internados ou em atendimentos dentro do HAC são abordados diariamente pela ouvidora da unidade que realização uma pesquisa de satisfação. A partir de hoje, o contato pode ser realizado também pelo e-mail:ouvidoria@alcidescarneiro.com e telefone (24) 2236-6626 ou (24) 2236-6600.

“A ouvidoria tem o papel de dar voz a população para termos registrado todas as denúncias, elogios e propostas para melhorarmos a nossa assistência. O serviço do HAC foi ampliado com o acesso pelo e-mail e telefone, para que as pessoas, que por algum motivo, não foi abordado pela ouvidora durante seus atendimentos também possam ser assistidos”, explica o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

O diretor do HAC Filipe Furtuna reitera que todas as ocorrências são registradas apuradas a fim de que os processos de trabalhos sejam melhorados e também para que a unidade possa prestar esclarecimentos à população.

“Estabelecemos essa rotina de visita, mas também colocamos a sala da ouvidora no corredor de acesso principal do hospital, para que o paciente assim que chegar ou sair de um atendimento possa visualizar que temos o serviço dentro da unidade. A ouvidoria vem contribuir para a nossa melhoria contínua e todos os casos são registrados e apurados pelas respectivas chefias”, informa.

A ouvidora da unidade Marcia Helena Vieira de Aquino relata que após a apuração das denúncias, o paciente é informado por telefone o resultado da solicitação.

“Há questões que conseguimos resolver na hora, às vezes é uma dúvida de agendamento ou procedimento, em outras registramos para apuração junto às chefias. É importante que ao final de todo o processo, esses pacientes recebem o retorno da ouvidoria com as respostas e esclarecimentos do que foi pedido ou questionado”, disse.

Ouvidoria da Secretaria de Saúde também funciona diariamente

A Secretaria de Saúde implantou o serviço de ouvidoria no dia 20 de novembro, ampliando o acesso e fortalecendo a comunicação junto aos usuários do Sistema Único de Saúde. O serviço funciona diariamente, de 8 às 17h, com atendimento ao público, no Centro Administrativo localizado na Avenida Barão do Rio Branco nº 2.846. O contato também pode ser realizado pelo telefone (24) 2233-8869 ou por e-mail ouvidoriadasaude@petropolis. rj.gov também com funcionamento comercial.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, informa que a ouvidoria tem a função de receber todas as ocorrências da rede de Atenção Básica, especializada, hospitalar ou de saúde mental do município.

 “Todos os relatos são registrados on-line e geram um número de protocolo para o cliente. A expectativa é implantar no próximo ano, um formulário no site da prefeitura, assim, a população poderá acompanhar on-line as respostas dos seus questionamentos. Trabalharemos para que nenhum questionamento fique sem resposta ou solução e o objetivo final da implantação do serviço é contribuir para a melhoria contínua da nossa assistência”, afirma Silmar Fortes.



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