Edição: terça-feira, 28/11/2017
Compartilhe:

  Geral

Prefeitura e Enel iniciam semana de eventos na Praça da Inconfidência

Até o dia 30 população poderá se informar sobre o cadastro na tarifa social de energia elétrica

 

A prefeitura e a Enel estão orientando a população na Praça da Inconfidência, no Centro, sobre como se cadastrar na tarifa social de energia elétrica que proporciona descontos de até 65% na conta de energia elétrica. A iniciativa faz parte do projeto ‘Enel compartilha consumo consciente – Carreta Educacional’ que, além da orientação, proporcionará até o dia 30 de novembro distribuição de lâmpadas econômicas, concurso cultural para sorteio de 20 geladeiras, visitação educativa na carreta da concessionária e plantio de 30 mudas de árvores nativas contribuindo para o reflorestamento do município.

Em Petrópolis são cerca quatro mil famílias que têm acesso ao benefício garantido por lei federal de 2010. A meta do município é divulgar para os 20 mil petropolitanos com perfil de inclusão na tarifa informações sobre como se cadastrar para receber os descontos.

“Até quinta-feira teremos uma programação variada com orientações sobre como economizar energia elétrica, quais são os eletrodomésticos que mais consomem energia, além do concurso cultural em que a pessoa deverá responder o que faz para economizar energia. Nossa equipe do Cadúnico estará orientando os interessados sobre como fazer cadastro e direcionando para a unidade do CRAS mais próxima da residência da pessoa”, anuncia Denise Quintella, secretária de Assistência Social.

             A carreta estará aberta para visitação até quinta-feira com o atendimento de 9h às 18h  - com intervalo de almoço de 12 às 13h. O representante da Enel, Thiago Santiago explica que os moradores que já estão inscritos na tarifa social poderão concorrer a 20 geladeiras que serão entregues na sexta-feira após o resultado do sorteio cultural.

“Teremos uma equipe para orientar aquelas pessoas que já tem o cadúnico sobre como fazer o cadastro na loja da Enel em Petrópolis. Estamos proporcionando aos que já tem desconto na conta a realização de um concurso cultural onde iremos sortear 20 geladeiras para os beneficiados. Vale frisar que as geladeiras serão entregues em sistema de troca da antiga pela nova”, orienta.

Na carreta também está sendo distribuído gratuitamente uma lâmpada econômica mediante a apresentação da conta de luz. O aposentado Valdir José Francisco, morador do Alto da Serra disse que voltará na carreta para pegar o brinde e participar do concurso cultural.

“Eu entrei de curioso, a carreta chama muita atenção. Amanhã vou trazer a conta para pegar a lâmpada e quero participar do concurso cultural. Anos atrás eu ganhei um ar condicionado quando teve concurso ainda na época da Ampla, quem sabe não tenho sorte novamente”, declara.

Sobre a Tarifa Social:

A tarifa social de energia elétrica teve início no município em agosto com o lançamento do programa Luz para Todos. A proposta da prefeitura é aumentar em 80% o número de beneficiados com a implantação do programa alcançando 19.469 famílias dos 22.197 cadastrados no Cadúnico. A concessão do benefício é subsidiada pelo Ministério do Desenvolvimento Sustentável. 

“A Enel irá treinar nossos funcionários e disponibilizar um formulário para que as nossas equipes dos CRAS façam os cadastros nos bairros – Quitandinha, Centro, Posse, Retiro, Vale do Carangola, Itaipava, Corrêas e Madame Machado. Atualmente a nossa equipe só verifica se o cadastro está atualizado e encaminha para a loja, em breve os serviços serão otimizados e a população poderá ser assistida em um só lugar”, afirma Denise Quintela.

Como receber o benefício:

Tem direito ao benefício, além dos inscritos no Cadastro Único cuja renda per capita seja igual ou inferior a meio salário mínimo, os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) ou famílias com integrantes portadores de doenças ou deficiências cujo tratamento ou procedimento terapêutico requeira uso continuado de aparelhos que demandem consumo de energia elétrica.

Para receber os descontos na conta de energia elétrica é preciso estar cadastrado no CadÚnico e possuir o número do NIS (Número de Inscrição Social), ambos os cadastros devem ser realizando em uma unidade do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). O cadastro na tarifa social de energia elétrica é realizado exclusivamente nas lojas da Concessionária Enel.

 



Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior