Disque entulho    Educação
sábado, 12/08/2017
Voltar


Prefeitura e Enel lançam Luz para Todos, com série de ações segunda-feira, em Itaipava

De 14 a 17 de agosto população poderá se inscrever na tarifa social de energia elétrica


Programa vai beneficiar quase 20 mil famílias petropolitanas com descontos de até 65% na conta de luz

A prefeitura, em parceria com a Enel, promoverá a partir de segunda-feira (14.08), uma ação social no Centro de Cidadania de Itaipava. O ponto alto é o lançamento do programa Luz para Todos, que visa divulgar a possibilidade de descontos de até 65% nas tarifas de energia para famílias carentes – quase 20 mil que podem ser beneficiados em Petrópolis. A equipe da concessionária já irá iniciar a inscrição das famílias com Cadúnico para receber o benefício da tarifa social de energia elétrica. A programação contará ainda com a inauguração de um totem para autoatendimento da Enel, Implantação de novos cursos no Espaço de Inclusão Digital, oficinas, trocas de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas novas de LED. O evento acontece na segunda-feira, de 11 às 17h e, de terça a quinta-feira, de 10h30 às 16h.

A prefeitura e a Enel vão cooperar na divulgação do benefício identificando as famílias que podem requerer os descontos na tarifa de energia elétrica. Atualmente, em Petrópolis, são cerca quatro mil famílias que têm acesso ao benefício garantido por lei federal de 2010. A proposta do município é aumentar em 80% o número de beneficiados com a implantação do programa Luz para Todos alcançando 19.469 famílias dos 22.197 cadastrados no Cadúnico. A concessão do
benefício é subsidiada pelo Ministério do Desenvolvimento Sustentável.

O programa Luz para Todos, lei 5.921/17 do vereador Paulo Igor, foi sancionado pelo prefeito Bernardo Rossi na última quinta-feira (10.08).

“O governo vai estar empenhado em disseminar esta informação para alcançar todas as famílias que se enquadram no benefício. Com descontos nas tarifas as famílias enquadradas podem investir em melhor alimentação, nos estudos, ter uma melhor qualidade de vida”, aponta o prefeito Bernardo Rossi.

Ação social promoverá cursos, oficinas e troca de lâmpadas

Na ação social, a população poderá realizar uma aula inaugural no Centro de Inclusão Digital com um curso de informática básica com noções de empreendedorismo para jovens. Durante a semana, serão realizadas oficinas do Enel Compartilha Cidadania e troca de lâmpadas fluorescentes compactas ou incandescentes por lâmpadas LED. Para fazer a troca, a população deverá apresentar a última conta de energia, um documento de identidade e leva duas lâmpadas fluorescentes e/ou incandescentes. A troca é limitada a duas lâmpadas por conta de energia.

Haverá ainda a instalação de um totem no Centro de Cidadania onde os usuários poderão realizar serviços de consulta de débitos ou envio da segunda via da conta por e-mail. E na quinta-feira (17) a vinda do Enel Móvel, que oferece todos os serviços realizados nas lojas de atendimento da companhia.

“A programação vai até o dia 17, quinta-feira, e é aberta a toda a população que queira saber mais sobre como economizar energia elétrica e também sobre a tarifa social. Mas quem não puder comparecer em Itaipava, nós temos outras sete unidades nos bairros – Quitandinha, Centro, Posse, Retiro, Vale do Carangola, Corrêas e Madame Machado - com atendimento diário para informar a população sobre como se inscrever para receber o benefício”, antecipa Denise Quintella, secretária de Assistência Social.

Como receber o benefício:

Terão direito ao benefício, além dos inscritos no Cadastro Único cuja renda per capita seja igual ou inferior a meio salário mínimo, os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) ou famílias com integrantes portadores de doenças ou deficiências cujo tratamento ou procedimento terapêutico requeira uso continuado de aparelhos que demandem consumo de energia elétrica.

Para receber os descontos na conta de energia elétrica é preciso estar cadastrado no Cadúnico e possuir o número do NIS (Número de Inscrição Social), ambos os cadastros devem ser realizando em uma unidade do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).



Voltar


Casando com Estilo



Topo