Edição: quarta-feira, 07/03/2018
Compartilhe:

  Cidadania

Prefeitura entrega cadeiras de rodas e próteses gratuitamente

Núcleo de Acessibilidade de Petrópolis já atendeu a 87 pacientes


 “Eu não podia imaginar que ia ser tão rápido. Fiz o pedido da cadeira de rodas da minha mãe em dezembro e hoje já estou pegando a cadeira toda sob medida e ainda vou poder pedir um colchão de água e espero também conseguir uma cadeira de banho. Minha mãe tem 82 anos, tem Alzheimer e paralisia nas pernas, mas agora ela terá mais qualidade de vida, graças a vocês”, emociona-se a dona de casa Elazir de Souza Luiz da Silva, de 53 anos, que cuida da mãe em tempo integral. A dona de casa faz parte dos 26 pacientes que receberam gratuitamente materiais ortopédicos e de locomoção pela prefeitura. A entrega a Elazir e a mais quatro pacientes foi feita nesta terça-feira (06.03), pelo secretário de Saúde, Silmar Fortes, no Núcleo de Acessibilidade de Petrópolis, que funciona na UBS do Quitandinha.

A prefeitura iniciou em setembro de 2017 uma parceria com a Associação Fluminense de Reabilitação (AFR) para o fornecimento de materiais ortopédicos – órteses e próteses, e meios auxiliares de locomoção – muletas, cadeiras de rodas e  andadores. Em outubro, a Saúde realizou o cadastro e regulação dos pacientes junto a AFR e até o momento há 52 materiais em confecção num total de 87 pacientes inscritos que receberão os materiais de acordo com a sua necessidade de locomoção.

Estima-se que 15% dos moradores de Petrópolis, mais de 40 mil pessoas tenham algum tipo de deficiência e a ampliação da assistência aos portadores de deficiência era uma das prioridades do prefeito Bernardo Rossi.

“Essa conquista é de grande importância para o município que agora proporciona mais acessibilidade e independência a essa população. A atenção e cuidados aos portadores de deficiência é uma prioridade do nosso governo. Nós tivemos pacientes que saiu com mais de um material, não só uma cadeira de rodas ou de banho e isso mostra o quanto a nossa assistência é completa”, afirma Bernardo Rossi.

Nesta sexta-feira (06) ocorreu a entrega de duas cadeiras de rodas e uma de banho para duas famílias na sede no Núcleo de Acessibilidade de Petrópolis (NAP) localizada na UBS do Quitandinha. As demais entregas ocorrerão gradativamente ao longo dos meses de março e abril.

Para solicitar os materiais é preciso apresentar a prescrição de um médico, enfermeiro, fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional e a cópias dos seguintes documentos – cartão do SUS, Identidade, CPF, comprovante de residência e no caso de menores de idade - certidão de nascimento e a cópia dos documentos de identidade dos pais. A solicitação poderá ser realizada pelos usuários diretamente no setor de protocolo que funciona na Secretaria de Saúde, de 8 às 16h30. Os materiais ortopédicos levam em média de 60 a 90 dias para ficarem prontos, pois são feitos sob medida.

“O sistema de entrega, que antes era realizado pela Secretaria de Assistência Social, agora é regulado pela Saúde,  o que ampliou para mais de100 os itens fornecidos por estarem disponíveis na tabela SUS. Estamos dando um passo muito grande na assistência aos que estão nessas condições temporariamente, mas principalmente dando mais qualidade de vida aos portadores de deficiência”, avalia o secretário de Saúde, Silmar Fortes 

Pacientes aprovam a implantação do Núcleo de Acessibilidade de Petrópolis (NAP)

O fornecimento dos materiais ortopédicos ocorre por meio da Associação Fluminense de Reabilitação (AFR) que confecciona órteses - aparelho que auxilia e corrigem um órgão ou função deficiente, próteses - aparelho que substitui a perda de um segmento do corpo e meios auxiliares de locomoção - muletas, cadeiras de rodas, bengalas, palmilhas, botas e andadores

A moradora do Quarteirão Ingelheim Carla Barbosa Lepsch tentou há alguns anos conseguir a cadeira de rodas para o filho, que hoje tem 9 anos, diretamente na Associação Fluminense de Reabilitação em Niterói, mas por ser um processo com muitas etapas acabou desistindo. Hoje ela comemora em poder voltar para casa com duas cadeiras, uma de rodas e outra para banho.

“Eu fui a Niterói para tentar pegar essas cadeiras mas não consegui, era muita burocracia, hoje eu não estou acreditando que estou saindo com as duas cadeiras e ainda vou poder pedir duas órteses para os braços dele. Esse serviço é muito importante, pois conforme ele for crescendo vou poder trocar esse material”, disse a dona de casa.

UBS do Quitandinha é referência para tirar dúvidas

O atendimento para população tirar dúvidas sobre como solicitar a prescrição médica ou proceder ao encaminhamento junto ao protocolo pode ser realizado pelos telefones (24) 2246-3088 ou (24) 2246-9195 todas as sextas-feiras de 8 às 16h30.

“A população poderá ligar ou então ir pessoalmente à unidade para  tirar as suas dúvidas. Temos profissionais na UBS preparados para orientar sobre o processo. O principal objetivo com a regulação dos materiais ortopédicos é dar ao paciente maior independência e autonomia em todos os aspectos de sua vida”, informa a superintendente de Atenção à Saúde, Fabíola Heck.



Compartilhe:


Casando com Estilo



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior