Edição anterior (1317):
terça-feira, 19 de junho de 2018
Ed. 1317:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1317): terça-feira, 19 de junho de 2018

Ed.1317:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Prefeitura lança o Plano Inverno nesta quarta-feira

Dados do Corpo de Bombeiros do ano passado comprovaram a eficácia do trabalho antecipado

O objetivo do plano é organizar o atendimento à população e o combate aos incêndios florestais

Com mais de 80 horas de treinamento, contando com a presença de 19 instituições diferentes e cerca de 150 pessoas preparadas para a resposta imediata em casos de incêndios florestais, a prefeitura lança o Plano Inverno 2018 de Petrópolis na próxima quarta-feira (20.). Neste dia, serão apresentados os planos de contingência do município para a estação e também suas matrizes de atividades e responsabilidades. O objetivo do trabalho antecipado dentro do eixo operacional é reduzir os casos de queimadas na cidade e organizar o pronto atendimento à população. Além disso, permanecem as ações do eixo humanitário, com a campanha de recolhimento de agasalhos na Praça Dom Pedro.

Dados do 15° Grupamento de Bombeiro Militar de Petrópolis comprovaram a eficácia deste trabalho antecipado, que acontece no município desde o ano passado. Em 2017 foram registrados 116 casos de fogo em vegetação contra 150 do ano anterior. O plano estabelece ações de resposta para agilizar o atendimento às ocorrências e minimizar os efeitos das queimadas, além de prever ações de conscientização com o apoio de órgãos ambientais.

“Com a adoção de medidas preventivas, podemos agir no estágio inicial dos incêndios florestais e, até mesmo, evitar que o desastre aconteça, protegendo a fauna, a flora e ainda a vida humana com o emprego de práticas antecipadas e planejadas. São ações integradas, proporcionadas pelo Plano Inverno, que fazem com que alcancemos nossos objetivos, como foi no ano passado”, explica o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz.

A principal novidade do Plano Inverno 2018 de Petrópolis para esse ano é o auxílio da Defesa Civil aos órgãos ambientais no monitoramento de áreas sensíveis aos incêndios florestais com o apoio de um drone. O trabalho já foi realizado em Araras, Corrêas e Caxambu – todas locais vulneráveis - e rendeu elogios das equipes de brigadistas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) e da Reserva Biológica Estadual de Araras (Rebio-Araras).

“Já existe o trabalho feito por satélite, mas com o drone, ganhamos na qualidade da imagem, na aproximação, nos detalhes do mapeamento. O apoio da Defesa Civil é de grande ajuda, tanto é que no mesmo dia em que realizamos a operação no Bonfim, solicitamos o sobrevoo Caxambu, duas áreas de grande preocupação nossa”, explica Gabriel Cattan, Analista Ambiental do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Além do trabalho operacional antecipado e de resposta, estão previstas ações em conjunto com a Secretaria de Assistência Social (SAS) dentro do eixo humanitário do projeto. A primeira delas é a campanha de arrecadação de agasalhos e cobertores. Uma barraca está montada na Praça Dom Pedro e segue até o dia 6 de julho - mesma data em que acontece uma Festa Julina solidária na sede da Defesa Civil encerrando as doações.

“Sabemos que durante o inverno o frio em Petrópolis é intenso e a nossa campanha busca contribuir com as pessoas que mais precisam. Contamos com o apoio dos petropolitanos para o sucesso em mais uma campanha. Uma das vertentes mais importantes do trabalho é a ajuda humanitária. Além da barraca, a nossa sede também está recebendo material”, garante Paulo Renato Vaz, lembrando também que neste ano a Defesa Civil já realizou a entrega de rosas nos abrigos de idosos no dia das mães e o Dia D da campanha de doação de sangue da prefeitura.

O Plano Inverno 2018 de Petrópolis é um trabalho realizado em conjunto com o Ministério Público Estadual e Federal, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Exército, Aeronáutica, Cruz Vermelha, SAMU, órgãos ambientais, sociedade civil e todos os setores da prefeitura. O lançamento oficial acontece na véspera do início do inverno, no dia 20 de junho, na Casa dos Conselhos, na Avenida Koeler, 260, às 14h.



Edição anterior (1317):
terça-feira, 19 de junho de 2018
Ed. 1317:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1317): terça-feira, 19 de junho de 2018

Ed.1317:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior