Edição: terça-feira, 05/12/2017
Compartilhe:

  Cidadania

Prefeitura oferece dia de convivência para pessoas com deficiência nesta terça-feira

Atividade acontece dentro da programação dos Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (JEUPs)

A prefeitura oferece nesta terça-feira (05) um dia de convivência para pessoas com deficiência (PcD) que estudam na rede municipal de ensino. Serão realizadas atividades recreativas e quatro esportes adaptados: voleibol sentado, tênis de mesa adaptado, futsal em pares e voleibolão para deficientes intelectuais. As atividades fazem parte da programação dos Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (JEUPs) e tem como objetivo promover a saúde e o bem-estar.

Assim como aconteceu no JEUPs, todos os jovens que participarem do evento recebem medalha de premiação. Essa é uma maneira de estimular para que mais alunos participem de eventos como o Dia de Convivência. Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer da cidade, explica que as atividades promovem mais saúde e qualidade de vida para as pessoas com algum tipo de deficiência.

“Por meio do esporte, as pessoas com deficiência podem demonstrar sua capacidade à sociedade, fortalecer sua autoestima, entre outros inúmeros benefícios, contribuindo com a inclusão social. A prática esportiva é uma forma de melhorar a qualidade de vida deles. Além disso, o esporte é extremamente benéfico para a saúde de todos”, explicou Hingo.

Além dos alunos da rede municipal, foram convidados a participar do evento a Sociedade Pestalozzi de Petrópolis e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

“Pela primeira vez acontece um dia para os deficientes dentro da programação do JEUPs. É importante que, além dos alunos da rede municipal, outras instituições também participem das atividades. Será um dia diferente, fora da rotina destes jovens, o que contribui muito para o crescimento individual de cada um”, afirma Clévia Sies, coordenadora de esportes para grupos especiais e idosos da prefeitura.

Além do Dia de Convivência, a prefeitura ofereceu ao longo deste ano a capacitação para estudantes e professores de Educação Física que desejam trabalhar com pessoas com deficiência intelectual, além de um treinamento para árbitros de futebol e futsal atuarem em jogos de surdos. A cidade também recebeu uma das etapas da Taça Rio de Futsal de Surdos, organizada pela Federação Desportiva dos Surdos do Estado do Rio de Janeiro.

 “Todas essas ações tem como objetivo incentivar as pessoas com alguma deficiência a praticar atividades físicas. Dessa maneira, garantimos para eles mais saúde e bem-estar. Além disso, a capacitação dos profissionais que trabalham com estes grupos é extremamente importante”, completa Hingo.



Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior