Edição: sexta-feira, 05/01/2018
Compartilhe:

  Cidade

Prefeitura oferece diversas atividades físicas durante o verão

Calendário prevê seis corridas de rua, programas de núcleos do PELC, colônia de férias e o início do Agita Petrópolis

 

Petrópolis está repleta de atividades físicas para quem resolveu começar neste ano o famoso “Projeto Verão”. O calendário da prefeitura prevê seis corridas de rua nos meses de janeiro e fevereiro, além da volta dos programas de núcleo do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e uma colônia de férias para alunos da rede municipal de ensino. O Agita Petrópolis nas comunidades também está com inscrições abertas. O Circuito de Lazer da Barão funciona a todo vapor aos domingos e feriados entre 8h e 16h, contando com a presença de um professor de educação física atendendo aos atletas até 12h.

“O calendário está repleto para quem deseja incluir na rotina de 2018 exercícios físicos. Voltamos a oferecer as atividades do Agita Petrópolis, além de seis corridas de rua e uma colônia de férias para as crianças da rede municipal”, destaca o superintendente de Esportes e Lazer da cidade, Hingo Hammes.

Em janeiro são previstas três provas do calendário de corridas de rua: dia 14, organizada pelo grupo Nós Fazemos a Diferença; dia 21, com a Corrida de São Sebastião e no dia 28, com mais uma etapa do Circuito Cervejeiro. Em fevereiro acontece a Folia dos Corredores, dia 4, mais uma etapa do Circuito Cervejeiro, no dia 11 e a Corrida de Verão no dia 25.  As inscrições podem ser feitas pela internet no site de cada evento. A prefeitura oferece o Circuito de Lazer da Barão aos domingos e feriados entre 8h e 17h, contando com a presença de um professor de educação física atendendo aos atletas até 12h.

Já o Agita Petrópolis está com inscrições abertas no Siméria, Madame Machado, Bataillard e Vila Rica. O projeto criado pela prefeitura oferece futsal, futebol society, ginástica, alongamento, entre outras atividades, de maneira gratuita para a população. As aulas retornam no dia 17 de janeiro nas comunidades. Os interessados devem procurar a Superintendência de Esportes e Lazer da cidade ou ligar para o telefone: 2233-1218. “Estamos trabalhando pela ampliação do Agita, além do incentivo à formação de atletas. Nosso trabalho tem o objetivo de democratizar o acesso ao esporte na nossa cidade”, afirma Hingo.

No final de janeiro, entre os dias 22 e 26, a prefeitura promove uma colônia de férias para crianças da rede municipal de ensino no Parque Cremerie. Estão previstas atividades físicas e culturais que serão acompanhadas por dois professores e dois estudantes de educação física. São 100 vagas para alunos entre 9 e 12 anos que serão divididos em quatro turmas. As inscrições podem ser feitas a partir do 10 de janeiro na sede da Superintendência de Esportes e Lazer da cidade, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, no Centro. “A brincadeira proporciona o desenvolvimento psicológico, motor, social e cultural. Esse é a real contribuição de atividades como a colônia de férias na aprendizagem da criança. Uma grande oportunidade para os alunos que fazem parte da rede municipal de ensino”, garante o superintendente.

Atividades ao ar livre

Para quem prefere uma atividade mais próxima da natureza, o Parque Natural Municipal Padre Quinha, na Avenida Ipiranga, oferece trilhas e espaço para lazer com mesas e bancos disponíveis para refeições e outras atividades. Além do Parque Municipal Paulo Rattes, em Itaipava, que conta com uma pista de corrida, quadras poliesportivas e ciclovia. O importante, segundo Hingo Hammes, é colocar o corpo em movimento.

“Esporte é sinônimo de bem-estar e a certeza de uma vida mais saudável e leve. A cidade conta com espaços públicos que garantem atividades democráticas, como caminhadas e trilhas. Essas atividades garantem a melhora na circulação sanguínea, fortalecem o sistema imune e ajudam a emagrecer”, explica Hingo.



Compartilhe:


Casando com Estilo



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior