Edição anterior (1458):
quarta-feira, 07 de novembro de 2018
Ed. 1458:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1458): quarta-feira, 07 de novembro de 2018

Ed.1458:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Prefeitura planeja ações para estimular a prática do mountain bike em Petrópolis

Modalidade também vai contribuir para atrair mais turistas para a cidade

O fomento ao esporte como ferramenta para atrair mais turistas. Com esse objetivo, a prefeitura está planejando um conjunto de ações para estimular a prática do Mountain Bike (MTB) em Petrópolis. Nesta terça-feira (06.11), o prefeito Bernardo Rossi esteve reunido com Henrique Avancini, atleta petropolitano campeão mundial de MTB cross-country maratona, no Parque Natural Municipal Padre Quinha, na Av. Ipiranga, para analisar a possibilidade de utilizar um trecho das trilhas existentes no local para a modalidade. A ideia é preparar o espaço para receber as bicicletas, de forma que não ocorram prejuízos ambientais, trazendo uma nova opção de entretenimento para os moradores da região.

 

“Queremos fazer no Parque Natural uma pista para o lazer dos petropolitanos e não um espaço para competições. O mountain bike é uma modalidade que está crescendo em todo o país e a nossa cidade conta com um campeão mundial, que vai nos ajudar fomentando a modalidade em Petrópolis. Também é uma forma de atrair os praticantes de todo o país para o município, estimulando também o comércio em geral com a vinda de mais turistas”, pontuou o prefeito Bernardo Rossi. 

            A parceria com o atleta também vai render frutos em outros pontos do município. Avancini recomendou quatro pistas na cidade, que estão sendo chamadas de “polos”, onde serão feitas ciclorrotas: em Secretário, Vale do Cuiabá, Vale das Videiras e Vale Florido. O objetivo principal é preparar os locais para que os praticantes percorram as trilhas de maneira autônoma, sem a utilização de serviços de guia ou de GPS. Para isso, os locais vão receber sinalização específica para fortalecer o esporte e ainda atrair visitantes.

 

“A ideia é que o poder público faça a marcação e a divulgação dessas rotas, para trazer o turismo até esses polos. A ideia é sinalizar para que as pessoas consigam usar esses locais de forma espontânea e conheçam a área em segurança. São rotas seguras. A ideia é oferecer esse primeiro contato para o visitante de fora, mas fazer com que a comunidade abrace esse novo consumidor e comece a oferecer serviço. Então o objetivo é oferecer uma nova modalidade de turismo pra cidade ou pelo menos fomentar uma que já existe, só que não é estruturada”, explica Avancini.

  As conversas entre o atleta e a prefeitura já acontecem há cerca de um ano. Os projetos foram avaliados pelo próprio prefeito, além da Turispetro e a Superintendência de Esportes e Lazer.

“A pista de Secretário já está autorizada e os trabalhos vão começar ainda este ano. Mas temos também um segundo projeto com o Avancini, que é o Pump Track no Parque Municipal, em Itaipava. Pretendemos começar a construção no ano que vem. Isso é muito importante porque é um benefício que atinge tanto o turista quanto o petropolitano. E nos ajuda a divulgar o circuito de ecoturismo”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

A Pump Track é uma pista de circuito contínuo, considerada a mais democrática da modalidade. “Hoje temos poucas pump track asfaltadas no Brasil. É uma pista muito legal para quem gosta de bike, mas que permite a utilização de skate, patins, patinete, entre outros. Petrópolis será uma referência para o país no investimento em Mountain Bike”, garante Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer.

Participaram do encontro o vice-prefeito Baninho; os secretários de Meio Ambiente, Renato Couto; de Obras, Ronaldo Medeiros; de Administração e Recursos Humanos, Marcus von Seehausen; de Serviços, Djalma Januzzi; o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni; o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá; o diretor técnico e operacional da CPTrans, Luciano Moreira; o presidente da Câmara Municipal, Roni Medeiros; além de representantes da Águas do Imperador.



Edição anterior (1458):
quarta-feira, 07 de novembro de 2018
Ed. 1458:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1458): quarta-feira, 07 de novembro de 2018

Ed.1458:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior