Edição: quarta-feira, 13/09/2017
Compartilhe:

  VACINA

 

Prefeitura promove ‘Dia D’ da Campanha de Multivacinação no próximo sábado 

 

15 unidades de saúde e a FIOCRUZ irão vacinar crianças e adolescentes de 8h30 às 17h

A prefeitura está sensibilizando os pais a participarem do ‘Dia D’ da Campanha de Multivacinação que ocorrerá no próximo sábado (16.08) em 15 unidades de Saúde e na Fiocruz de 8h30 às 17h. O município tem como prioridade atualizar a caderneta de vacinação para que crianças e adolescentes estejam protegidos precocemente contra doenças evitáveis a que eles possam estar sujeitos até a vida adulta.

 

Estarão disponíveis 12 tipos de vacinas para as crianças de 0 a 9 anos, entre elas - BCG, meningocócica, pneumocócica e Hepatite B e 7 vacinas para os adolescentes de 10 a 14 anos que poderão ser imunizados contra o HPV, dupla adulto, meningocócica, entre outras. A Secretaria de Saúde disponibilizará ainda, doses contra febre amarela para àqueles que ainda não se imunizaram contra a doença.

 

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, explica que o Dia D é importante para que os pais que trabalham durante a semana aproveitem o sábado para levar os filhos até as unidades de saúde e reforçou a importância da atenção quanto as segundas doses de algumas vacinas.

 

“Essa é a oportunidade para os pais que trabalham durante a semana levarem os seus filhos para tomarem a vacina. Nós já identificamos que muitas crianças e adolescentes não retornam para as unidade para fazer o reforço das doses então é imprescindível que os pais estejam atentos à caderneta de vacinação e leve o documento no dia que for vacinar para que a equipe identifique quais as doses precisam ser feitas”, explica Silmar Fortes.

 

Aderindo pela primeira vez à campanha de Multivacinação, a Fiocruz promoverá um dia de atividades recreativas, oficinas e teatro no Palácio Itaboraí. O Diretor da unidade, Felix Rosenberg explica que ações semelhantes já ocorreram em outras unidades da instituição.

 

“O evento “Fiocruz para Você” é realizado na sede central da Fiocruz em Manguinhos, assim como em várias sedes da Fiocruz em outros Estados há muitos anos. Aproveita-se o dia da Multivacinação do Ministério da Saúde para fazer um grande evento que reúne a população do entorno para além de vacinar, fazer diversas atrações culturais para toda família. Este ano resolvemos aderir a esse evento tradicional da Fiocruz aqui na nossa sede em Petrópolis”, convida Felix Rosenberg.

 

 

Especialistas alertam sobre a importância da atualização da caderneta de vacinação

 

Diariamente as doses estão disponíveis nas unidades com rotina de vacinação - Centro de Saúde, Coordenação de Epidemiologia, ao lado do Hospital Nelson de Sá Earp, Ambulatório Escola, Hospital Alcides Carneiro, além de 3 postos de saúde da família e 7 unidades básicas de Saúde de 9h às 17h -  com intervalo de 1h de almoço. Nas UBS do Retiro, Quitandinha e Itamarati a população pode se vacinar até às 19h30.

A coordenadora de Epidemiologia, Alessandra Cardoso, explica que a imunização para os adolescentes vem sendo trabalhada nas escolas e unidades de saúde. Os adolescentes serão vacinados contra hepatite B, dupla adulto (evita difteria e tétano), tríplice viral SCR – Protege contra sarampo, caxumba e rubéola, além da Meningocócica C para adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 12 e 13 anos. Mas há ainda a meta de imunizar 18 mil adolescentes contra HPV.

“Atualmente há 1.646 meninas e meninos protegidos contra o vírus precisamos aumentar esse número e esperamos que os pais levem os filhos para se vacinar. A vacina protege contra quatro subtipos de HPV, sendo dois responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero, que é a terceira causa de morte de mulheres no Brasil. Devem ser vacinados: meninas dos 9 aos 14 anos e os meninos dos 11 aos 14 anos, em ambos os casos, o esquema vacinal prevê a aplicação de duas doses então é preciso que os pais levem a caderneta de vacinação no dia para saber se já está no período de tomar a segunda dose”, orienta a coordenadora de Epidemiologia, Alessandra Cardoso.

 A pediatra e encarregada do Programa Saúde da Criança e Adolescente, Flávia Marzullo, alerta os pais quanto à temporada de cataporas que tem maior incidência na primavera, por conta disso, é preciso receber com uma semana de antecedência a vacina de varicela.

 

 “A vacinação é o meio mais fácil e eficaz de prevenir doenças, algumas delas também oferecem a proteção passiva por eliminar a circulação do vírus. Estamos nos aproximando ao período de surgimento de casos de catapora, então, ao se vacinar uma semana depois a criança está protegida contra a doença. Esse é o momento de sensibilizar os pais a colocar em dia o esquema vacinal dos seus filhos”, avalia Flávia Marzullo.

 

 

Lista dos postos de Saúde e demais locais de vacinação para o Dia D:


*Atendimento de 8h30 às 17h – com intervalo de 1 hora de almoço 

 

  • Instituto da Mulher (antigo Centro de Saúde)- Rua Santos Dumont, S/Nº
  • PSF Alto da Serra - Rua Teresa, 2.024 (Praça Miguel Couto)
  • PSF São Sebastião - Rua São Sebastião nº 625
  • UBS Alto Independência - Rua Ângelo João Brand s/n
  • Ambulatório Escola - Rua Bernardo Proença nº 32
  • Hospital Alcides Carneiro - Rua Vigário Corrêa, 1.345
  • UBS Morin- Rua Pedro Ivo, n.º 81 – Morin
  • UBS Itaipava - Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues s/n
  • UBS Pedro do Rio - Estrada União e Indústria s/n
  • PSF Posse - Estrada União de Indústria nº 33.530
  • Coordenação Epidemiologia - Hospital Municipal Nelson de Sá Earp -Rua Paulino Afonso, 455.
  • UBS Quitandinha -Rua General Rondon nº 400
  • UBS Retiro - Barão do Rio Branco s/n 
  • UBS Itamarati - Rua HívioNaliato nº 169 
  • UBSAraras Estrada Bernardo Coutinho nº 3.435
  • FIOCRUZ (Palácio Itaboraí) Visc. de Itaboraí, 188 – Valparaíso.


Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior