Edição: segunda-feira, 05/03/2018
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  PROCON

Procon Petrópolis vira referência para órgão de defesa do consumidor de Niterói

           

 

As ações de defesa do consumidor em Petrópolis serão referência para a Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon) de Niterói. Nesta semana o coordenador do órgão petropolitano, Bernardo Sabrá, esteve no município fluminense para uma troca de experiência entre representantes de ambas as instituições. Educação de consumo, fiscalizações, informatização e ações de orientação foram os destaques no encontro e principal interesse do coordenador do Codecon, Amaury Freire.  

            O Codecon é uma instituição ligada à Câmara com quase 30 anos de atuação – a terceira mais antiga quando o assunto é defesa do consumidor e anterior até mesmo ao Código de Defesa do Consumidor.  Para Amaury, a maneira como o trabalho em Petrópolis é desenvolvido serve como inspiração para que a implementação na cidade, que conta com mais de 500 mil habitantes, além de atender moradores de São Gonçalo e de cidades da região dos lagos.

            “Assim como o Procon em Petrópolis, nosso intuito está em resolver os problemas do consumidor. São essas similaridades, agregadas ao excelente trabalho que vem sendo desenvolvido em Petrópolis, que buscamos o contato para que pudéssemos usar essa experiência e qualificar nosso serviço aqui em Niterói. Sem dúvidas a troca de informações foi importante, além de conseguirmos que os projetos desenvolvidos na cidade sejam disponibilizados para a nossa equipe para podermos adaptar e aplicar na nossa cidade”, destaca Amaury, que trabalha no órgão desde a sua criação.

            A requalificação do Procon Petrópolis foi realizada já no início de 2017 quando a instituição deixou de ser uma mera fornecedora de ofícios para processos judiciais e passou a, de fato, resolver os problemas do consumidor. Desde então, a instituição vem crescendo e desenvolvendo projetos para beneficiar o consumidor petropolitano, ampliando o acesso aos serviços do órgão, descentralizando sua atuação e realizando atividades de educação de consumo, resultando em uma taxa de efetividade superior a 90%.

            “Para nós é um orgulho ser buscado como referência. Petrópolis tinha um Procon totalmente desacreditado. A população não confiava no órgão para atender a seus anseios e, hoje, nossa realidade é totalmente diferente. Ter o Codecon, uma instituição tão tradicional, buscando o nosso órgão de defesa do consumidor para agregar a sua expertise mostra que estamos no caminho certo”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

            O coordenador da instituição em Petrópolis, Bernardo Sabrá, lembra que a busca por melhorar a qualidade no atendimento é uma constante e que facilitar a vida do consumidor petropolitano é o principal objetivo do Procon. Dentro desse caminho o órgão fechou parcerias com mais de dez instituições e, recentemente, iniciou uma investigação para apurar os problemas relacionados às operadoras de telefonia, internet e TV a cabo.

            “Nossa intenção é atacar o problema na raiz. Resolver ele na fonte, antes que o consumidor seja penalizado por ele. A satisfação do consumidor é, sem dúvida, o nosso foco. E acredito que por isso tenhamos despertado o interesse de outras instituições do tipo. É um prazer servir como referência e poder auxiliar, mesmo que de forma indireta, consumidores de outros municípios”, destaca Sabrá.



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