Edição: quinta-feira, 07/12/2017
Compartilhe:

  Educação

Proerd forma quase mil alunos em Petrópolis no segundo semestre

Programa Educacional de Resistência às Drogas foi realizado em 22 escolas

Um dos sete eventos de conclusão do curso foi realizado nesta quarta (06.11), no Petropolitano, e foi prestigiada pela Secretaria de Educação e Guarda Civil

 

Proerd forma quase 1 mil alunos em Petrópolis no segundo semestre

Programa Educacional de Resistência às Drogas foi realizado em 22 escolas

Um dos sete eventos de conclusão do curso foi realizado nesta quarta (06.11), no Petropolitano, e foi prestigiada pela Secretaria de Educação e Guarda Civil

 

O maior de sete eventos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas foi realizado nesta quarta-feira (06.11), no clube Petropolitano. O Secretário de Educação, Anderson Juliano, e o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni, prestigiaram a conclusão do segundo semestre do curso em 2017. Nesta metade final do ano, 944 alunos de 22 escolas participaram do programa.

No Petropolitano, cerca de 300 estudantes receberam os certificados do Proerd. Eles são das escolas Rotary, Major Julio Frederico Koeler, Nossa Senhora de Fátima, João Kopke, Salvador Kling, Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, Santa Luiza de Marilac e Luiz Carlos Soares.

Somando com o primeiro semestre, são mais de 1,7 mil estudantes de educação infantil, anos iniciais e 5º ano formados em 2017. A prefeitura contribuiu para alcançar este número realizando a reforma do carro que servia o programa no início do ano e doando outro veículo para ser usado nos deslocamentos dos instrutores do curso entre as unidades que participaram.

“Gostaria de parabenizar o trabalho que esses policiais têm feito em nossa cidade. O Proerd está enraizado na base da nossa sociedade e se tornou uma política pública. Vocês, alunos, nossas crianças, tiveram uma grande oportunidade de ter conhecimento para dizer não às drogas e sim à vida. Passem adiante esse conhecimento”, pediu o secretário de Educação.

O sub-comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar, Thiago Fernando Sardinha, acredita que os formandos no Proerd “são os nossos heróis do futuro”.

“Essas 944 famílias, e não só os alunos, foram convencidas a se afastar das drogas e isso se deve ao trabalho valoroso dos nossos policiais, que vão às escolas e ajudam a orientar as nossas crianças. Esse momento de formatura representa muito e fico feliz de estarem todos aqui”, disse.

O comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni, também esteve na formatura, retribuindo a gentileza ao 26º BPM, que prestigiou a formatura do Programa Promotores da Paz, no fim de novembro. Ele destacou que são dois programas que coexistem e se complementam – o Proerd tem como foco crianças entre nove e 11 anos (5º ano), enquanto o Proppaz é direcionado para jovens de 13 a 15 anos (8º e 9º anos).

“Proerd fala bastante sobre a prevenção às drogas e à violência e o Proppaz fala também de cultura da paz, cidadania, respeito a família. São dois programas muito importantes, que transformam os estudantes, a família deles, as comunidades onde moram e a nossa cidade”, analisou. Uma das mostras desta convivência é que a escola Nossa Senhora da Glória, no Morin, recebem os dois cursos neste segundo semestre.

A diretora da Escola Municipal Major Julio Frederico Koeler, que fica no Retiro, Sandra de Oliveira, destacou a importância do Proerd para os 27 alunos que participaram do programa neste semestre “é muito grande. Eles vivem em uma comunidade em que a realidade é de risco social. E todos os ensinamentos dados pelos policiais são feitos com papo aberto, que alcançam realmente essas crianças”.

“Modificou muito meu filho, pois ensinou a não aceitar drogas, não ter preconceito e respeitar as pessoas. A mudança de comportamento dele em casa dá para ver”, afirmou a manicure Alessandra Lobo, mãe do menino Gustavo, que estuda na Major Julio Frederico Koeler.



Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior