Edição anterior (1186):
quinta-feira, 08 de fevereiro de 2018
Ed. 1186:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1186): quinta-feira, 08 de fevereiro de 2018

Ed.1186:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Programa Promotores da Paz é regulamentado em Petrópolis

O projeto que regulamenta o Projeto Promotores da Paz (Proppaz), de autoria do presidente da Câmara, vereador Paulo Igor, foi aprovado em segunda discussão na sessão plenária de terça-feira (06). Essa ação oficializa - no âmbito municipal - o programa e garante a sua continuidade como política pública.

Paulo Igor comemora a aprovação do projeto, que a partir de agora não correrá nenhum risco de interrupção.

“O pedido do atual comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni e de todos os instrutores participantes do Proppaz, era condicionar o projeto como uma política pública permanente, sem interrupções. Não podemos deixar que um programa tão importante para os jovens da cidade seja, no futuro, descontinuado por uma administração que não ache o mesmo adequado. A regulamentação vem ao encontro da solicitação da Guarda Civil. Podemos comemorar essa conquista com muita alegria”, destaca Paulo Igor.

O programa existe em Petrópolis há nove anos e formou mais de 8 mil alunos. A execução e administração do Proppaz são de responsabilidade da Guarda Civil. Para ingressar no Proppaz, o profissional deve ser voluntário, disciplinado e possuir equilíbrio emocional, pertencer ao quadro e ter pelo menos um ano de efetivo serviço, além de passar por um curso de capacitação e respeitar o número de vagas disponíveis.

A equipe do Proppaz é formada por um Guarda Civil responsável pelo grupo, um guarda com atribuição organizacional e operacional e cinco guardas palestrantes. A coordenação fica condicionada a um inspetor de carreira na Guarda Civil com formação especifica para tal função, indicado pela Superintendência da Guarda Civil e que possua, no mínimo, um ano como educador do Proppaz.

O comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni, atenta para a movimentação propositiva em prol do projeto, por intermédio do presidente da Câmara, Paulo Igor, que não mediu esforços para que o projeto fosse aprovado e gerasse sua continuidade.

“É muito importante a aprovação desse projeto. A partir de agora não ficaremos sujeitos a ficar pedindo migalhas. Para se ter uma idéia, entre 2010 e 2014 o programa foi interrompido. Desde 2017, com a ascensão do prefeito Bernardo Rossi e o apoio incondicional do vereador Paulo Igor, o projeto ganhou um carro, os uniformes estão em fase de licitação, além da participação efetiva da Educação e da superintendência de Esportes. Estamos satisfeitos e quem ganha mais com essa ação são os alunos participantes”, observa Calomeni.

O Proppaz tem como meta a atuação e o desenvolvimento da política de segurança cidadã, difundir os princípios de direitos humanos, desenvolver o senso crítico e resiliência, reforçar condutas positivas e produtivas para toda sociedade e difundir a Cultura da Paz.  

Paulo Igor lembra ainda que o programa tem um viés totalmente voltado para o reforço educacional e social dos alunos da rede municipal, além das escolas particulares.

“Vale ressaltar que o programa é executado em toda rede municipal de educação, além de poder ser promovido em escolas particulares, na rede estadual e demais entidades, mediante convênio ou uma solicitação oficial. Esse fato abre diversas possibilidades de interação com a sociedade civil. Por isso, destaco a importância da regulamentação desse projeto, com a carga e o viés educacional que o baliza”, afirma o vereador Paulo Igor.    

O curso é ministrado em sala, com aulas de cidadania, valorização da família, cultura da paz, educação para o trânsito, prevenção ao uso de drogas e motivação. Após essa fase são realizados os Jogos Proppaz, com atividades esportivas e lúdicas entre os estudantes e os instrutores do curso e, por fim, é realizado o “Guarda por um dia”, onde os alunos vivenciam o dia a dia dos agentes.

“Tenho certeza que o Proppaz gera frutos e transforma a vida de muitos alunos que participam de suas atividades. Fico feliz de poder contribuir e garantir a continuidade desse importante programa para a cidade”, conclui o presidente da Câmara, Paulo Igor.



Edição anterior (1186):
quinta-feira, 08 de fevereiro de 2018
Ed. 1186:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1186): quinta-feira, 08 de fevereiro de 2018

Ed.1186:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior