Edição: domingo, 12/11/2017
Compartilhe:

  Geral

Programa Rio Limpo: prefeitura inicia dragagem de rios nesta segunda 

Limpeza será feita nos três principais rios de Petrópolis: Palatinato, Piabanha e Quitandinha 

 

 A prefeitura inicia nesta segunda-feira (13.11) o Programa Rio Limpo”, para preparar os rios da cidade para a chegada do período de chuvas de verão. Na sexta-feira, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) autorizou a prefeitura a promover a dragagem dos três principais rios de Petrópolis - Palatinato, Piabanha e Quitandinha. O serviço está programado para começar na próxima segunda-feira (13.11) próximo ao Palácio de Cristal e vai envolver duas retroescavadeira e oito caminhões.

“O programa faz parte das ações de prevenção para a chegada do período de chuvas. A limpeza dos rios é fundamental para que a cidade esteja preparada. Por isso a prefeitura agilizou as ações junto ao Inea”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

O prefeito e o secretário de Obras, Ronaldo Medeiro acompanharam na manhã deste sábado (11.11) a chegada de equipamentos na confluência entre os rios, próximo ao Palácio de Cristal. O trabalho faz parte do Plano Verão, o conjunto de ações de prevenção e resposta dos órgãos da prefeitura no período mais chuvoso. 

O prefeito Bernardo Rossi determinou que a Secretarias de Obras e de Meio Ambiente e a Comdep realizassem o trabalho, que é importante para evitar alagamentos em dias de chuva mais intensa. A Águas do Imperador também irá auxiliar nesse serviço. 

"Essa é uma parceria entre o Inea, que é responsável por esse trabalho, o município, que precisa desse serviço, e a iniciativa privada,com ?a participação da Águas do Imperador", diz o prefeito Bernardo Rossi.  

Os rios ficam assoreados muitas vezes de forma natural, com areia ou terra carregados pelo vento ou pela própria água. O excesso de sedimentos diminui o espaço para passagem da água, o que causa transbordamentos e em dias de chuva. O trabalho que será feito é para retirar estes materiais e melhorar o fluxo dos rios.



Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior