Edição anterior (1455):
domingo, 04 de novembro de 2018
Ed. 1455:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1455): domingo, 04 de novembro de 2018

Ed.1455:

Compartilhe:

Voltar:


  ENEM

Quase sete mil petropolitanos fazem o Enem hoje

Estudantes receberão avaliações de linguagem, ciências humanas e redação

Vitor Garcia – Especial para o Diário

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa neste domingo (4), em todo o país. A primeira etapa da prova contará com avaliações de linguagem, ciências humanas e redação. De acordo com Dados do Painel de Monitoramento, 6.691 pessoas estão inscritas para realizar o exame em Petrópolis. Dessa vez, a aplicação da avaliação coincidirá com o início do Horário de Verão. No estado do Rio de Janeiro, a abertura dos portões acontecerá ao meio-dia.

A 20ª edição da prova conta com novidades. Entre elas, está a ampliação do tempo de realização do exame. No primeiro dia, os estudantes terão 5h30 para a conclusão. Na semana seguinte, quando serão aplicadas as provas de ciências da natureza e matemática, os participantes terão cinco horas para resolver as questões.

O Enem também conta com o edital reformulado, com conteúdo reorganizado, novos capítulos, texto mais acessível e conceitos traduzidos. Novos critérios de eliminação estarão sendo utilizados, assim como mudanças na fiscalização. Neste, não será permitido que artigos religiosos, como burca e quipá, sejam revistados pelo aplicados. Também não será permitido que os materiais próprios, como máquinas perkins, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, assinador, régua, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária e/ou tábuas de apoio, sejam revistados pelo aplicador.

Além disso, o inscrito não deve entregar ao aplicador o cartão de resposta e a folha de redação após decorridas 5h30 de provas, do primeiro dia, e 5h de provas do segundo. O Vídeoprova Traduzida em Libras entra para o rol de recursos oferecidos pelo Inep, deixando de ter caráter experimental.

Atenção no horário

O Enem 2018 será realizado em 1.725 municípios. Hoje, a aplicação coincidirá com o início do Horário de Verão. Diante disso, o aluno deve seguir o Horário Oficial de Brasília. Em Petrópolis, os portões abrem às 12h neste domingo e fecham às 13h. O início das provas será às 13h30 e o término às 19h.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alerta para que os participantes se preparem para a mudança. Todos, onde quer que estejam, devem converter o horário local para o Horário de Brasília, que estará dentro da área de vigência do Horário de Verão.

ENEM (PRIMEIRO DIA) – 4 DE NOVEMBRO DE 2018

12h00

Abertura dos portões

13h00

Fechamento dos portões

13h30

Início da prova

19h00

Término da prova



Edição anterior (1455):
domingo, 04 de novembro de 2018
Ed. 1455:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1455): domingo, 04 de novembro de 2018

Ed.1455:

Compartilhe:

Voltar:

Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior