Edição: quinta-feira, 07/06/2018
Compartilhe:

  Obras

Regional da Posse constrói rede de captação de águas pluviais no Ingá

Rede terá 250 metros e ficará pronta em até duas semanas


 Rua Osvaldo Perlinei, na localidade Ingá, está ganhando uma rede de captação de águas pluviais. O trabalho vem sendo feito pela equipe regional da prefeitura na Posse há 15 dias e tem previsão de conclusão para mais duas semanas. São 250 metros de manilhas e duas caixas de passagem que vão melhorar um problema antigo do local. Sem esse equipamento, a chuva não tem por onde ser escoada e acabou danificando todo trecho de asfalto.

“A água descia por toda a rua e isso acabou levando o asfalto junto. Por isso, os moradores pediram a nós conseguimos fazer essa obra agora”, diz o agente regional da Posse, Fabiano Oliva.

Em todo trecho, estão sendo instaladas manilhas com 40 cm de diâmetro. Para isso, uma retroescavadeira é utilizada para abrir canaletas de cerca de um metro de profundidade.

“Isso está ficando muito bom, a água da chuva descia toda pela rua, virava uma cachoeira. Agora vai melhorar”, afirma a moradora Maria Aparecida Oliveira.

Em toda cidade, a Secretaria de Obras promove a manutenção de redes de águas pluviais. No mês de maio, 39 ruas de 24 bairros tiveram o trabalho. Nesta quarta (06.06), por exemplo, o trabalho ocorreu nas ruas Virgílio de Sá Pereira Júnior (Roseiral), Prudente Aguiar, Imperador, Antônio Machado e Washington Luiz (Centro), Almirante Saldanha (Independência), São Judas Tadeu (Mosela) e Servidão Antenor de Oliveira (Vale do Carangola).

“A Secretaria de Obras mantém cinco equipes para fazer o serviço de troca de manilhas. Isso é necessário porque, quando há o rompimento de manilhas, geralmente é aberto um buraco na rua, o que prejudica o trânsito, e isso exige uma resposta rápida”, explica o secretário de Obras, Ronaldo Medeiros.

Normalmente, o serviço é feito em um ou dois dias. Em caso de necessidade, como ao constatar um buraco na rua, a população pode pedir o serviço para a equipe de manutenção viária pelos telefones: 2246-8620 / 2246-8621 (Centro e arredores); 2246-8701 / 2246-8625 (Distritos); ou 2246-8702 (Posse).

 

Cidade bem cuidada: prefeitura trabalhando nos bairros

A Secretaria de Obras também promoveu manutenção viária no Alto da Serra, Rua Gregório Cruzick (Bela Vista) Castelânea e Castelo São Manoel. Ainda houve manutenção de calçamento em Rua Madre Francisca Pia (Quarteirão Ingelheim), Rua Amaral Peixoto e Rua Piauí (Quitandinha).

A Comdep fez capina e roçada em Fabrício de Matos (Valparaíso), Tancredo Neves, Franklin Roosevelt (São Sebastião), Av. Ayrton Senna (Quitandinha), Floresta, Henrique Paixão (Floresta), Paulo Hervê (Bingen), Estrada Bernardo Coutinho (Araras), Candimbas (Vila do Sossego), Imperatriz (Centro), Coronel Veiga, Bairro Esperança e Duarte da Silveira.

Também houve coleta de entulho em 14 Bis (Caxambu), Floriano Peixoto, 24 de Maio, Rua Teresa, Fonseca Ramos (Centro), Estrada da Saudade, Boa Vista (Estrada da Saudade), Rua José da Rosa Rabello (Itaipava) e Estrada da Divisa (Santa Mônica).

A varrição ocorreu em ruas do Centro, Quissamã, Itamarati, Cascatinha, Retiro, Carangola, Barão do Rio Branco, Mosela, Capela, Morin, Alto da Serra, Castelânea, Quitandinha.

Ainda foi feita lavagem com uso de caminhão pipa de ruas do Centro, da Praça Alcindo Sodré, no Terminal do Centro e vistoria nos chafarizes da Praça da Liberdade e do Palácio de Cristal.

A manutenção de iluminação pública aconteceu em Independência, Itaipava, Bingen, Servidão Maranhão (Quitandinha), Castrioto, Comunidade Santa Rosa e Correas.



Compartilhe:

Casando com Estilo



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior