Edição: sexta-feira, 10/11/2017
Compartilhe:

  Colunistas
Reinaldo Paes Barreto
COLUNISTA

Vinho por dentro e por fora

 Por dentro, uma garrafa de vinho, seco, apresenta em média 12% a 14% de álcool etílico,  contra cerca de 80% de água. Os outros menos de 10% são compostos de AÇÚCARES, VITAMINAS e SAIS MINERAIS.

Detalhe: contrariamente ao que ocorre com o uísque e a cerveja, em que a água é adicionada e deve ser a mais pura possível, essa água do vinho está presente na casca e só é analisada porque compõe o PH (mas isso é outro papo).

AÇÚCARES: durante o processo da fermentação (o mais importante na elaboração do vinho), o açúcar da uva é transformado em álcool etílico pela ação das leveduras, como dissemos, mas uma certa quantidade residual (cerca de 1 a 3g/l) permanece nos vinhos secos e vai aumentando até 20% nos fortificados (Porto, Madeira e Vinho de Missa).
VITAMINAS: uma série de vitaminas são transferidas para o vinho. As principais, são: B1, B2, NIACINA, B6, B12, A, C e a joia da coroa. O Resveratrol (nos tintos): é antioxidante, anti-inflamatório, limpa os vasos sanguíneos…

SAIS MINERAIS: Potássio, Cálcio, Fósforo, Zinco, Cobre, Flúor, Alumínio, Iodo, Magnésio, Boro, etc.

Por fora,  as garrafas de vinho têm, na sua imensa maioria, 750 ml. Curiosidade: esse tamanho foi fixado no século XVII,  com o advento das garrafas de vidro (“inventadas” pelos artesãos de Murano, em Veneza),  porque essa medida era a maior quantidade de ar soprado continuamente,  autorizada pelas autoridades para evitar que os sopradores sofressem embolia pulmonar.

Como hoje o processo é industrial, pode-se engarrafar em diversos tamanhos, que vão: da meia garrafa, 350ml ao padrão, 750 ml; depois vem a magnum, 1,5 lit e a double magnum, 3lit.  E as exceções, que vão das mini garrafinhas, de 187ml à garrafa-monstra de 30 lit. Finalmente, os “fora da curva”, os garrafões e as embalagens m cartolina dura (bag-in-box). Sem esquecer a taça (200 ml) que permite provar de um, de outro, mais outro … cuidados no entanto: se passar de 4 já é uma garrafa!

Saúde! 



Compartilhe:

Veja também:





Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior