Edição: terça-feira, 03/07/2018
Compartilhe:

  Ambiente

Reserva Biológica Estadual de Araras completa 41 anos com ampla programação

Vitor Garcia – Especial para o Diário

 

Comemorando seu 41º aniversário, a Reserva Biológica Estadual de Araras (Rebio), administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), está com uma vasta programação, que começa nesta quarta (4) e vai até sábado, dia 7 de julho. No local, estão previstas oficinas, visitas orientadas e exposições. Todas as atividades serão gratuitas e as inscrições devem ser efetuadas previamente por telefone.

Localizado na Estrada Bernardo Coutinho, 10.351, em Araras, o Rebio recebe amanhã (4), a partir das 14h, a Oficina de Compostagem com a Organokits, que aborda princípios e metodologias de compostagem de resíduos domésticos.  Às 15h, os guarda-parques oferecerão uma oficina para confecção de terrários com reciclagem com gaiolas, na sede da Reserva. Seu objetivo é mostrar para os participantes que as gaiolas podem ser usadas para outras finalidades, que não seja o aprisionamento de animais.

Na sexta-feira (6), os visitantes serão orientados pelos guarda-parques durante visita guiada à Trilha da Água. No local, as pessoas poderão participar de um plantio de mudas de espécies nativas na unidade de conservação. Além disso, será exibida uma exposição de fotos das aves nativas da Rebio Araras.

Para participar da programação, basta fazer uma inscrição pelo telefone (24) 2225-1975.

Vem Pedalar

As atividades de aniversário terminam no sábado (7), quando a Reserva promove o programa Vem Pedalar, às 8h30. O passeio ciclístico de 20Km de Mountain Bike terá níveis de dificuldade, sendo médio a pesado para os iniciantes e leve para os mais experientes. O ponto de partida será no Centro do Vale das Videiras, localizado na Estrada Almirante Paulo Meira, nº 7700, Araras. A inscrição deverá ser feita pelo e-mail educacaoambiental.rba@gmail.com. Água, frutas e brindes serão distribuídos aos participantes durante o percurso.

Sobre a Reserva

A Reserva Biológica Estadual de Araras tem como objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.



Compartilhe:

Casando com Estilo



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior