Edição anterior (1121):
terça-feira, 05 de dezembro de 2017
Ed. 1121:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1121): terça-feira, 05 de dezembro de 2017

Ed.1121:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Rio Limpo continua por ruas do Centro Histórico

Programa de dragagem de rios já passou outros pontos do Piabanha e também fará limpeza no Palatinato e no Quitandinha

 

O programa “Rio Limpo” segue sendo realizado, agora em ruas do Centro Histórico. A dragagem do rio Piabanha está acontecendo por ruas como Av. Koeler, Rua da Imperatriz e Praça da Liberdade desde a última semana. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deu o aval para o trabalho que é desenvolvido pela Secretaria de Obras ao lado da Secretaria de Meio Ambiente, da Comdep e da Águas do Imperador. A ação integra o Plano Verão do município.

O trabalho conta com retroescavadeiras e caminhões para a retirada de terra, areia, pedras e lixo do leito dos rios – na semana passada, por exemplo, foi encontrado um carrinho de supermercado próximo ao Museu Imperial. Esses sedimentos atrapalham o curso da água, o que pode causar alagamentos em dias de chuvas mais intensas.

“O prefeito Bernardo Rossi determinou que nós fizéssemos esse serviço, entendendo a importância da dragagem dos rios para a nossa cidade. A terra e a areia muitas vezes são levadas de maneira natural, pela própria água ou pelo vento. Se esse material não é retirado, o espaço para passagem da água diminui e a chance de alagamentos aumenta”, explica o secretário de Obras, Ronaldo Medeiros, que vem acompanhando pessoalmente a execução dos trabalhos.

A limpeza de rios já é feita de forma manual, com a retirada de lixo verde por uma equipe especializada da Comdep, que já passou por diversos locais da cidade. Mas o serviço que vem sendo feito agora é mais amplo.

A execução do programa teve início há três semanas, começando pela área próxima ao Palácio de Cristal, se estendendo até o encontro da Roberto Silveira com a Montecaseros. Mais de mil toneladas de sedimentos foram removidas do local. Em seguida, máquinas e caminhões foram deslocados para a limpeza do Piabanha na Mosela. Agora, o trabalho vai acontecendo próximo a pontos turísticos e áreas com intenso movimento de pessoas e veículos.

O programa integra o Plano Verão, que traça uma série de ações de prevenção e resposta no período mais chuvoso do ano. O objetivo é minimizar os efeitos da chuva e otimizar o atendimento em caso de ocorrências. No caso do Rio Limpo, além do Piabanha, a dragagem vai passar também pelos rios Palatinato e Quitandinha.



Edição anterior (1121):
terça-feira, 05 de dezembro de 2017
Ed. 1121:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1121): terça-feira, 05 de dezembro de 2017

Ed.1121:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior