Edição: domingo, 04/02/2018
Compartilhe:

  Segurança

Ronda Escolar será reativada com volta às aulas na segunda-feira

Guarda Civil também vai retomar operação “Lugar de criança e adolescente é na escola”

 

A Ronda Escolar, realizada pela Guarda Civil com o apoio da Secretaria de Educação, volta a funcionar nesta segunda-feira, junto com o retorno às aulas. Serão três viaturas – uma delas para servir aos colégios dos distritos – e 24 homens para fazer visitas e atender eventuais ocorrências. Outro serviço que será reativado é a operação “Lugar de criança e adolescente é na escola”, que tem a mesma atuação da Ronda Escolar, mas longe do perímetro das unidades de ensino do município.

Em 2017, a Ronda Escolar fez mais de 1,2 mil visitas a 116 colégios do município. O objetivo é coibir problemas entre alunos e deles com os funcionários das escolas. Por isso, a maior parte do trabalho é preventivo, com orientação dos estudantes sobre a conduta em sala de aula. Ao longo do ano, também foram atendidas 282 ocorrências, principalmente agressões a funcionários e brigas dentro e fora das unidades de ensino.

“A Ronda Escolar é um serviço extremamente importante para garantir a tranquilidade do trabalho dos professores e a segurança do aluno durante os estudos. Em 2017, foi possível triplicar o número de visitas e esse ano será feita a mesma atuação”, garante o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni.

A rede municipal tem 184 unidades de ensino e conta com mais de 42 mil alunos e cerca de quatro mil funcionários. As escolas possuem um canal direto para acionar a Ronda Escolar em caso de alguma ocorrência. Além disso, aquelas com histórico de problemas são visitadas periodicamente. Para isso, a Secretaria de Educação fez a reforma dos três carros que realizam o serviço e a Guarda ampliou em 2017 o número de agentes para o trabalho (de 10 para 24).

Outro braço do trabalho para dar segurança aos alunos é a operação “Lugar de criança e adolescente é na escola”, que visa coibir que jovens acabem em situação de risco de problemas e até mesmo de delitos longe das escolas, em horário ou após as aulas. A operação é feita em conjunto com o Conselho Tutelar.

 

 



Compartilhe:

Casando com Estilo



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior