Edição: sábado, 10/02/2018
Compartilhe:

  Segurança

Roubos de rua foram reduzidos em 63% na cidade


 O comando do 26º BPM divulgou, esta semana, os dados estatísticos sobre os resultados da atuação policial, em Petrópolis. Ao longo de 2017, segundo o estudo, houve um aumento de 54% no número de prisões e redução de 63% de casos de roubos de rua no município.

Segundo o coronel Oderlei Santos, comandante do 26º BPM, os números são bastante positivos e constituem o resultado do policiamento preventivo implantado na cidade, como a reativação dos Destacamentos de Policiamento Ostensivo – DPOs de Cascatinha, Corrêas, Bingen e Itaipava, assim como a implantação de um trailer na Praça Dom Pedro. “Isso mostra que não é só o Centro da cidade que recebe atenção, mas todo o município. Antes a capacidade operacional era menor e mudamos”, afirma.

Os roubos de rua, de acordo com Oderlei, caíram de 35 no mês de junho para 13 em dezembro, o que significa uma redução de 63% em apenas seis meses e, em janeiro, houve mais uma queda, pois foram apenas 11 ocorrências registradas. “Em fevereiro a incidência deve ser ainda menor, pois até o dia 8, apenas um caso havia sido comunicado. Historicamente, a média é de 30 a 35 ocorrências, mas mudamos essa realidade. Agora, o nosso desafio é manter os índices nesse patamar”, frisa Oderlei.

As atuações em combate ao tráfico de drogas, segundo o balanço, também tiveram resultados positivos. Entre os meses de janeiro e dezembro, um total de 203 quilos de drogas foram retiradas das mãos de traficantes, o que representa um aumento de 134% em relação ao ano anterior.

“A participação da população denunciando situações suspeitas de crime foi muito importante para atingirmos esses resultados”, conclui.

As denúncias para o 26º BPM podem ser feitas através dos telefones 2242-8005/2291-5071/2291-4020 ou pelo WhatsApp 99222-1489.

Policiamento reforçado durante o Carnaval

 A Polícia Militar está intensificando o policiamento da cidade no período do Carnaval. Para os quatro dias de folia, além do efetivo normal, cerca de 70 policiais a mais estarão circulando, principalmente nos pontos onde eventos estão previstos. Serão 75 locais de festa, entre o Centro e os bairros do município.

“Iniciamos o planejamento do policiamento em janeiro, sempre interagindo com os órgãos da Prefeitura envolvidos na organização do Carnaval para garantir que todas as áreas estarão cobertas”, disse o coronel Oderlei Santos, comandante do 26º BPM, complementando: “Para o planejamento, observamos o histórico dos eventos dos anos anteriores, identificando, por exemplo, os pontos de maior aglomeração”.

Para garantir o maior número de homens nas ruas da cidade, os policiais tiveram as férias suspensas na última quinta-feira e o descanso só será retomado no próximo dia 19 de fevereiro. “Esse é um esforço necessário, pois só assim conseguimos cobrir todas as áreas”, disse Oderlei, garantindo ainda que, este ano, o batalhão de Petrópolis não irá enviar policiais para reforçar a segurança da capital.

 



Compartilhe:



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior