Edição: quarta-feira, 07/03/2018
Compartilhe:

  Chuvas

Rua Bernardo Vasconcelos, no Cascatinha, ainda sofre com  as consequências da chuva do último sábado

Jussara Madeira - especial para o Diário


 Três dias após a chuva que causou diversos estragos e inundações em diferentes bairros da cidade, a lama ainda toma conta de ruas da cidade, como a Rua Bernardo Vasconcelos, no Cascatinha. Apesar da limpeza na via ter sido iniciada na manhã de segunda-feira, há muito trabalho pela frente. Na tarde de sábado, a água na via chegou a dois metros acima do leito do rio Piabanha, deixando um rastro de destruição.  

Na Rua Bernardo Vasconcelos, os prejuízos materiais foram grandes e ainda estão sendo contabilizados.

- Graças a Deus ocorreu em um sábado, quando a escola está vazia - desabafou Ana Raquel de Souza, da Casa Escola Colmeia Encantada, onde estudam 75 crianças. Logo após a água baixar, foi iniciada a limpeza, em um mutirão de moradores e amigos. Porém, as aulas ainda não puderam ser retomadas, já que um buraco se abriu no pátio da escola.

- Funcionários da Secretaria de Obras estiveram aqui e apontaram que o buraco foi aberto provavelmente devido ao rompimento de uma manilha de captação de águas pluviais que estourou na rua ao lado da escola. Estamos colocando tudo em ordem mas não tenho como retomar as aulas com o buraco no pátio - lamentou.

Casas, lojas e empresas foram invadidas pela água e lama. Entre elas, a casa de festas do empresário Gilmar Ribeiro.

- A água invadiu todo o primeiro andar, onde estavam televisões, aparelho de som e outros materiais. Ainda estou lavando o espaço. Não sei ainda qual o tamanho do meu prejuízo - disse.

O que mais impressionou Gilmar foi a velocidade da enxurrada. Segundo o empresário, desde segunda-feira pela manhã funcionários da prefeitura ajudam na limpeza, mas ainda há muito que fazer. A rua ainda está com muito lixo e lama e haverá a necessidade de desobstrução dos bueiros.

560 toneladas de lama

A Prefeitura informou que, até segunda-feira, já tinham sido retiradas das ruas 560 toneladas de lama. São 140 homens da Comdep e Secretaria de Obras atuando na limpeza de vias do Caxambu, Centro, Casemiro de Abreu, Bairro Esperança, Ponte de Ferro, Itamarati, Cascatinha, Samambaia e Corrêas. De sábado até segunda, cerca de 560 toneladas de lama foram removidas nos bairros atingidos pela chuva.

Uma retroescavadeira e um caminhão estão sendo usados para a limpeza próximo à Igreja Santa Isabel, na região de Mata Banco e Três Pedras, no Caxambu, uma das áreas mais afetadas pelo temporal de sábado.

No bairro Bela Vista, segundo a prefeitura, a Secretaria de Obras fará uma segunda implosão para acelerar a retirada de uma pedra que bloqueia uma rua.

A prefeitura informou ainda que em Corrêas o trabalho está praticamente concluído. Já na Rua Bernardo Vasconcelos, seis homens atuam na limpeza.

Em relação ao buraco na escola, a Prefeitura informou que voltará ao local hoje para nova vistoria.



Compartilhe:

Casando com Estilo



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior