Edição anterior (1121):
terça-feira, 05 de dezembro de 2017
Ed. 1121:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1121): terça-feira, 05 de dezembro de 2017

Ed.1121:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidadania

Secretaria de Assistência Social promove integração entre os grupos de convivência nos CRAS

Centros de Referência de Assistência Social funcionam de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h

 

Com atendimentos pedagógicos, psicológicos e assistenciais, a Secretaria de Assistência Social está fortalecendo a integração entre os grupos de convivências dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Com grupo de crianças, adolescentes, idosos e de mulheres, as unidades também oferecem atendimentos individuais, além de oficinas, palestras e pequenos cursos aos cadastrados em programas sociais.

Em média 2 mil pessoas são atendidas em cada centro de referência que busca estabelecer vínculos familiares, novas amizades e oferecer, de uma forma lúdica, o tratamento de doenças como ansiedade ou depressão.

Dentre os momentos mais marcantes deste ano, a aposentada Maria Regina Quadrio, 72 anos, frequentadora do CRAS Centro relembra uma integração entre o grupo dos idosos e das crianças e adolescentes. Após o encontro, os jovens escreveram uma carta para cada idoso. O gesto fazia parte de um exercício sobre meios de comunicação mas emocionou muitos idosos.

“Foi explicado a eles sobre os meios de comunicação da nossa época e que trocávamos cartas. Hoje tudo é muito tecnológico e aí eles passaram um dia conosco e um mês depois recebemos as cartinhas deles contando que gostaram muito de nos conhecer e que eles aprenderam muito. É assim que nós conseguimos mudar uma sociedade, interagindo e mostrando que com respeito e carinho podemos viver em união”, afirma Maria Regina.

Os CRAS estão localizados no Centro, Quitandinha, Retiro, Posse, Corrêas, Vale do Carangola, Itaipava e Madame Machado com funcionamento de 8 às 17h. A secretária de Assistência Social, Denise Quintella, afirma que um dos desafios da atual gestão foi oferecer atividades às famílias diariamente e não apenas ser a porta de entrada para ingresso a benefícios sociais do governo.

“Muitas pessoas procuram o CRAS apenas para fazer o cadastro único para ter o bolsa família ou outro benefício social. Mas o CRAS não é apenas um local de inscrição, a proposta é trazer essas famílias para dentro do equipamento e acompanha-las com atendimentos pedagógicos, psicológicos e assistenciais”, esclarece Denise Quintella.

A psicopedagoga Tatiana Furtado da Costa Ceschini, da unidade do Centro, explica que logo no primeiro atendimento no CRAS a assistente social já realiza uma entrevista para identificar possíveis acompanhamentos para a pessoa e familiares.

“Tivemos uma procura grande com a TV Digital, então nesse processo nós já orientamos os idosos quanto a carteira do idoso e BPC, os mais jovens quanto ao ID Jovem, bolsa família, entre outros. Estamos conseguindo ampliar a procura pelo CRAS. A nossa unidade do Centro recebe pessoas do Morin, Cascatinha, entre outros bairros, mas vale ressaltar que se identificamos alguma pessoa que mora perto de outra unidade de referência, nós encaminhamos para ter atendimento no próprio bairro”, informa.

Estreitando os laços de amizades por meio dos grupos de convivência

“É muito além de um grupo de artesanato, para nós é a primeira opção de tratamento antes de qualquer remédio é aonde compartilhamos nossas alegrias e tristezas em um grande grupo de amigos”, explica a aposentada Maria Regina Quadrio, 72 anos, moradora do Cascatinha que frequenta o grupo de idosos do CRAS do Centro.

Assim como Maria Regina, outros seis idosos se encontram semanalmente para realizar os trabalhos do grupo. Além dos trabalhos manuais em variados tipos de artesanatos, também é realizado palestras, passeios, oficinas e minicursos na unidade.

Herondina Simas Weinem, 83 anos, o marido Gabriel Simas Weinem, 86 anos, são moradores de Cascatinha, e além do grupo de convivência também frequentam outras aulas que são oferecidas durante a semana.

“Eu vim primeiro para fazer amizade e me ocupar um pouco e esse ano eu trouxe meu marido. Ele faz pães artesanais muito gostosos e sempre que realizamos confraternizações ele prepara o lanche do grupo. É muito bom fazer parte desse grupo, exercitamos a memória e temos dias mais felizes”, disse a aposentada.

Os Centros de Referências de Assistência Social estão localizados nos bairros:

 CRAS Quitandinha

Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço - Rua Alagoas, s/nº – Quitandinha.

 CRAS Centro

Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço – Rua Dr. Sá Earp, nº 39 – Centro.

 CRAS Retiro

Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço - Rua Henrique Dias, 221 – Retiro.

 CRAS Posse

Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço - Estrada União e Indústria, S/N, ao lado do CIEP Gabriela Mistral (CEU da Posse).

 CRAS Corrêas

Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço. Rua Vigário Correa, 443 – Corrêas.

 CRAS Vale do Carangola

Horário de funcionamento: das 7h30 às 16h30, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço. Rua Waldemar Vieira Afonso, 19 – Antiga ONG - Vale do Carangola.

 CRAS Itaipava

Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço. Estrada União e Indústria, 11.860 – Itaipava.

 CRAS Madame Machado

Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, sem horário de almoço. Rua Geraldo Lourenço Dias, s/nº (ponto final do ônibus 704) – Madame Machado.



Edição anterior (1121):
terça-feira, 05 de dezembro de 2017
Ed. 1121:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1121): terça-feira, 05 de dezembro de 2017

Ed.1121:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior