Edição: terça-feira, 09/01/2018
Compartilhe:

  Ambiente

Secretaria de Meio Ambiente plantou mais de mil mudas de árvores em 2017

Trabalho realizado em conjunto com a Secretaria de Educação aconteceu em Escolas Municipais e áreas públicas


 O setor de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente plantou mais de mil mudas de árvores no ano passado. O trabalho foi realizado em parceria com a Secretaria de Educação em 20 escolas municipais e em áreas públicas do município, como o Parque Natural Padre Quinha, na Avenida Ipiranga. Além do plantio, os 700 alunos que participaram das atividades assistiram “aulões” sobre os mais variados assuntos, como a importância da preservação ambiental, cuidados necessários para ter um animal doméstico e o consumo consciente de luz e água.

As atividades realizadas fazem do projeto Inteligência Ambiental, criado pela Secretaria de Meio Ambiente em agosto de 2017 e que tem o objetivo de aproximar as crianças e os adolescentes dos espaços naturais do município e ensinar a importância da preservação ambiental. Para esse ano, novas ações serão realizadas a partir de fevereiro.

“É fundamental que os alunos estejam integrados com os locais públicos que tenham acesso a natureza, além de aprenderem um pouco mais sobre a importância de preservamos e cuidarmos do Meio Ambiente”, explica Fred Procópio, secretário de Meio Ambiente.

Anderson Juliano, secretário de Educação, destacou os números apresentados e comemorou o trabalho em conjunto entre os setores da prefeitura para garantir que os alunos da rede municipal aprendam mais sobre a importância da preservação do Meio Ambiente.

"Esse trabalho em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente é muito importante não só para os alunos, mas também para os professores que tem a oportunidade de trocar informações e trabalhar os conteúdos de forma mais dinâmica com as crianças, graças ao auxilio da equipe do Meio Ambiente. Novas ações serão programadas ao longo de 2018 através dessa parceria", garante o secretário.

Para 2018, a prefeitura vai colocar em prática em janeiro o programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente. Estão sendo elaborados projetos para o uso consciente dos recursos naturais dos prédios administrados pelo governo municipal. Também serão realizadas ações para uma adequar o descarte dos resíduos gerados. Petrópolis será a primeira cidade da Região Serrana do Estado a participar do projeto.

“A ideia é que a prefeitura se torne um grande exemplo de práticas sustentáveis. Dessa maneira, outros segmentos da sociedade estarão dispostos a trabalhar com algum modelo de gestão socioambiental", afirma o coordenador de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Anderson Maverick.

A adoção da A3P demonstra a preocupação da prefeitura em promover a preservação do Meio Ambiente em Petrópolis. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pelo programa, o órgão público protege a natureza e reduz gastos. Em todo o país, 165 instituições públicas possuem termo de adesão vigente com o programa.

“Estamos trabalhando a educação ambiental na cidade e entendemos que a prefeitura deve ser o exemplo. Vamos adotar ações sustentáveis no ambiente de trabalho, desde pequenas mudanças de hábitos até atitudes que geram economia”, destaca Fred Procópio.



Compartilhe:

Casando com Estilo



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior