Edição: sábado, 07/04/2018
Compartilhe:

  Saúde

Secretaria de Saúde orienta sobre cuidados preventivos em comemoração ao Dia Mundial da Saúde


 Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado neste sábado (07), a Secretaria de Saúde promoveu uma semana de atividades entre palestras, oficinas, contação de história para conscientizar sobre a importância dos cuidados de prevenção de doenças. No último dia de evento, nesta sexta-feira (06.04), o tema apresentado no Centro de Saúde foi uma dinâmica sobre meditação, nutrição e acupuntura que são exemplos de práticas integrativas e complementares para o tratamento e prevenção de doenças.

“Cada unidade de Saúde trabalhou o tema prevenção junto aos usuários de cada região. A semana cumpriu o seu objetivo de proporcionar a população mais conhecimento e informação. Precisamos reforçar nos territórios a importância de se ter cuidados preventivos que envolvem desde a escolha de alimentos saudáveis, prática de esportes e estarem em dia com as consultas e exames de rotina”, explica o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

Durante o evento no Centro de Saúde, uma equipe da unidade realizou pequenas apresentações no espaço dedicado ao fundador do Centro de Saúde, professor Manoel José Ferreira, que contém mobiliários, utensílios antigos, do médico sanitarista que representou Petrópolis em atendimentos internacionais na década de 30 e 40, no combate de doenças transmitidas por mosquitos, como a febre amarela e a malária.

“Nossa equipe se reuniu para que de uma forma lúdica pudesse explicar para os nossos usuários alguns exemplos de cuidado consigo e com os outros. Tivemos uma ciranda, contação de histórias, introdução à medicina chinesa, meditação, acupuntura dicas de nutrição que puderam alerta-los sobre a importância dos cuidados de prevenção a doenças”, reforça a diretora do Centro de Saúde, Elida Marta dos Santos.

Para dar continuidade ao estímulo intelectual dos funcionários do Centro de Saúde, a psicóloga Andréa Silvares criou uma biblioteca interativa no espaço de convivência da unidade.

“Nós customizamos um armário onde oferecemos livros, revistas, CDs e artigos para que o funcionário possa ter um momento de compartilhar ideias e trocar experiências com os colegas. Ainda faremos dinâmicas que estimulem a melhora na escrita e na comunicação também como uma forma de estimular novos hábitos de lazer”, disse Andréa Silvares.



Compartilhe:


Casando com Estilo



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior