Edição anterior (1360):
quarta-feira, 01 de agosto de 2018
Ed. 1360:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1360): quarta-feira, 01 de agosto de 2018

Ed.1360:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Secretaria de Saúde promove ações na Campanha Mundial de Amamentação

Semana vai reforçar importância do aleitamento para o desenvolvimento das crianças

A Secretaria de Saúde vai dar início, nesta quarta-feira (01.08), a uma série de ações em alusão à Semana Mundial de Amamentação. Com o slogan “Amamentação é a Base da Vida”, a campanha reforça a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças até dois anos e exclusivo até os seis meses de vida, orientação preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Queremos reforçar junto à população a importância deste gesto, que, além de um gesto de amor, é fundamental para o crescimento saudável do bebê. Estaremos com ações nos postos da Atenção Básica, falando sobre os benefícios do aleitamento materno. Quanto maior o período de tempo em que as crianças são amamentadas, maior a resistência delas às doenças”, destacou o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

Estão previstas orientações durante toda a semana nas unidades básicas de Saúde (UBS) e nos postos de Saúde da Família (PSF) do município. Serão atividades que vão desde palestras até apresentação musical no dia 6, que contará com uma programação especial no Hospital Alcides Carneiro (HAC). A unidade conta com a única maternidade pelo SUS, em Petrópolis, realizando média de 275 partos por mês.

“Queremos promover ações que despertem e sensibilizem a população para a importância deste gesto. Para isso, nossas equipes vão estar nas unidades com oficinas, pintura corporal, massagem, orientações sobre o papel do pai na amamentação, entre outras”, conta a superintendente de Atenção à Saúde, Fabiola Heck.

Para a autônoma Catherine Mello, de 21 anos, ser mãe é o momento mais especial de sua vida. Ela conta que poder amamentar o pequeno João Miguel, de apenas 18 dias, tem sido um gesto de amor muito importante para o desenvolvimento saudável do filho.

“Sem dúvidas, a vida de mãe proporciona momentos de muita emoção e felicidade. Poder dar à luz ao meu filho foi o momento mais feliz da minha vida e amamentar o de mais amor. Sei que este gesto é fundamental para que ele se desenvolva com muita saúde”, disse Catherine.

Vigilância Sanitária também atua com conscientização

A conscientização neste período é reforçada, também, com as ações educativas da Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa). O órgão é responsável por verificar o cumprimento de normas federais nos estabelecimentos e orientar contra o incentivo ao uso de mamadeiras e chupetas. Estão previstas orientações a comerciantes durante todo o mês.

“A vigilância sanitária contribui com orientação aos comerciantes de forma a não haver incentivos desse comércio na exposição do produto. Verificamos, em relação à indústria, a rotulagem, que não pode incentivar nem contrariar a determinação de que aleitamento materno é essencial. Fiscalizamos, ainda, a fabricação dos bicos e chupetas. Mas o nosso foco nesse mês é orientar, conscientizar e fomentar o incentivo ao aleitamento materno”, explica a coordenadora de Vigilância Sanitária, Dayse Carvalho.

 



Edição anterior (1360):
quarta-feira, 01 de agosto de 2018
Ed. 1360:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1360): quarta-feira, 01 de agosto de 2018

Ed.1360:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior