Edição: segunda-feira, 13/11/2017
Compartilhe:

  Saúde

Secretaria de Saúde realiza 2º Fórum de Atenção Básica

Encontro reuniu profissionais de toda rede com debate sobre o fortalecimento da assistência

A Secretaria de Saúde realizou na última  sexta-feira (10) a segunda fase do Fórum de Atenção Básica que reuniu mais de 30 profissionais de toda rede no auditório do Centro de Saúde. A equipe se reuniu para traçar as estratégias de ampliação e de qualidade prestadas aos usuários do SUS e fortalecer a Atenção Básica. A rede municipal é composta por 50 unidades de saúde com cobertura de 78% da população do município.

Finalizando os projetos apresentados no primeiro encontro em outubro, que contou com a participação de dois profissionais da Secretaria Estadual de Saúde, as equipes debateram e compartilharam ideias para a reorganização da Atenção Básica. Entre os pontos estão a melhoria do acesso da população, otimização das ações de prevenção e promoção de saúde com a assistência primária relacionados aos programas municipais saúde da mulher, da criança, hipertensão e diabetes entre outros.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, explica que na Atenção Básica – Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Postos de Saúde da Família (PSF) são oferecidos atendimentos cujo objetivo é promover o controle e prevenção de doenças com acompanhamento regular do paciente.

 “Nosso objetivo é aumentar a rede de atenção básica, que é a saúde sendo oferecida nos postos e unidades dos bairros. Esse é o primeiro Fórum da nossa gestão que estamos concluindo hoje e pretendemos continuar promovendo encontros com as equipes e essa integração com profissionais de outras cidades e do próprio Estado. Assim, conseguimos fortalecer a nossa política pública de assistência primária”, avalia Silmar Fortes.

A superintendente de Atenção à Saúde, Fabíola Heck, explica que fará um novo encontro no início do próximo semestre, mas reforçou que a Secretaria realiza constantemente fóruns, palestras, educação continuada junto aos profissionais da rede.

“É importante essa troca de experiência principalmente com relação a regionalização dos atendimentos primários, que são os cuidados de prevenção e promoção de saúde junto às comunidades. Nossa meta é fortalecer as ações nos bairros para que possamos reduzir alguns atendimentos direcionados às redes de urgência e emergência, como a hipertensão, diabetes, entre outros”, afirma Fabíola Heck.

A diretora do Diretório de Atenção Básica, Fátima Coelho, enfatizou a importância das equipes atuarem engajadas e conhecerem os fluxos e o trabalho realizado em toda a rede. “Nós precisamos integrar os serviços prestados e ampliar a assistência da nossa população. O papel dos agentes comunitários é muito importante para todo o trabalho de regionalização do atendimento que pretendemos fazer, então iremos fortalecer as capacitações, realização de cronogramas para termos mais sinergia entre as equipes e assim dar mais qualidade aos atendimentos oferecidos”, reforça.



Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior