Edição anterior (1212):
terça-feira, 06 de março de 2018
Ed. 1212:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1212): terça-feira, 06 de março de 2018

Ed.1212:

Compartilhe:

Voltar:


  Geral

Secretarias atendem no mesmo espaço e simultaneamente no Espaço Empreendedor

Café da manhã reuniu cerca de 100 pessoas no Centro Administrativo Frei Antônio Moser


 Um café da manhã reuniu mais de 100 empresários petropolitanos no Espaço do Empreendedor nesta segunda-feira (05.03). O encontro realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico mostrou novo sistema de funcionamento do local com guichês de várias secretarias – órgãos que atuam para a formação de novos negócios – operando simultaneamente e ainda outras medidas, como o Alvará on-line, com a possibilidade de novas empresas serem autorizadas em até 48 horas pela internet. Os serviços são reunidos no  Centro Administrativo da Prefeitura, na Barão do Rio Branco.

O prefeito Bernardo Rossi prestigiou o evento. “Venho direto aqui depois das vistorias nas comunidades atingidas pelas chuvas pela importância do projeto, local onde queremos receber bem o empresário, mas receber com serviços, com agilidade, com respostas rápidas”, pontuou, antecipando que a meta “é transferir esse espaço para um local central, beneficiando o acesso de todos os empresários.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini, o atendimento do Espaço Empreendedor já se tornou uma referência. “No começo de 2017, encontramos esse espaço quase sem funcionários. Hoje todas as baias estão preenchidas e temos as secretárias de Obras e Meio Ambiente interagindo com os empresários em um mesmo ambiente”, afirmou Fiorni, completando que “A intenção é de que outras secretarias possam oferecer atendimento nesse novo espaço. Vamos nos aproximar dos empresários e oferecer treinamento para as pessoas cadastradas no Balcão de Empregos”.

Empresários animados com o EE

“Encontrar todos os serviços em um mesmo local é muito importante para os empresários. Essa notícia de que o EE será transferido para um local central é muito animadora. Com isso, os empresários da Rua Teresa se sentirão acolhidos pelo poder público. Disponibilizar próximo aos empresários essa gama de serviços mostra a importância que o governo dá ao assunto. Vai ser muito bom para todos, não tenho dúvidas disso”, disse Nelson Baptista, do Grupo Empresarial Rua Teresa.

“O Espaço Empreendedor facilita e muito a vida de quem quer empreender na cidade. Os serviços centralizados e a certeza de que os documentos necessários serão concedidos é muito bom, principalmente para quem atua no ramo do turismo, uma área que solicita a emissão de documentos de várias áreas. Fico feliz em ver esse lugar funcionando tão bem”, contou Rogério Elmor, do Bomtempo Resort.

Por enquanto, o Espaço Empreendedor continua no Centro Administrativo Frei Antonio Moser. Lá, os empresários encontram serviços diversos como Orientação para micro e pequenos empresários (MEI), emissão da Nota Imperial e atendimentos das secretarias de Meio Ambiente, Obras e Departamento de Trabalho e Renda.  Além disso, no EE pode ser obtida a formalização, alteração e baixa de empresas cadastradas como Micro Empreendedores Individuais.

Outros serviços oferecidos no EE são: Cadastro e emissão do Certificado de Condição de Micro Empreendedor Individual – CCMEI; Estudo de viabilidade para empresas MEI (realizadas diretamente no site da Junta Comercial do RJ), emissão de alvará; Protocolo da Junta Comercial para constituição, alteração e baixa das empresas; Autenticação de Livros mercantis, Emissão da Nota Imperial e Solicitação de incentivos fiscais. Além disso, no EE os empresários podem, ainda, realizar solicitação de incentivos fiscais. Um posto do Departamento de Trabalho e Renda – DETRA – também funciona no EE. No local, podem ser cadastradas e anunciadas as vagas de emprego disponíveis nas empresas. O EE funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

"Já aumentamos o número de atendimentos no EE nesse ano. Vale destacar que as pessoas que estão com dificuldades em conseguir licenças também podem procurar o EE. Temos técnicos especializados que podem tirar as dúvidas dos empresários", explicou Dalmir Caetano, diretor do Departamento de Relações Institucionais para Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O evento também contou com a participação dos secretários municipais Denise Quintela, da Assistência Social; Fred Procópio, do Meio Ambiente; Hingo Hammes, da Coordenadoria de Esportes; Paulo Renato Vaz, da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias; Heitor Maciel, da Secretaria de Fazenda; Marcelo Valente, da Turispetro; Roberto Rizzo, da Coordenadoria de Planejamento Estratégico; Fernando Fortes, do INPAS, além do presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor e do vereador Jamil Sabrá. Também marcaram presença o primeiro-tenente Pinheiro, representando o tenente-coronel Alexandre Mandim, comandante do 32º Batalhão de Infantaria Motorizada e o coronel Oderlei Santos Alves de Souza, comandante do 26º Batalhão de Polícia Militar.



Edição anterior (1212):
terça-feira, 06 de março de 2018
Ed. 1212:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1212): terça-feira, 06 de março de 2018

Ed.1212:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior