Edição anterior (1440):
sábado, 20 de outubro de 2018
Ed. 1440:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1440): sábado, 20 de outubro de 2018

Ed.1440:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Serviço de Castração atendeu 200 animais em 10 dias

Parceria da prefeitura com estado está beneficiando moradores de localidades próximas a regiões de preservação ambiental


 O Serviço de Castração gratuita de cães e gatos chegou, nesta sexta-feira (19.10), ao décimo dia de trabalhos. Foram 200 animais esterilizados desde o início da campanha, uma parceria da prefeitura com a Secretaria de Estado de Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Um contêiner foi montado no Parque Municipal de Itaipava. A previsão é que mais 400 animais passem pelo procedimento até o dia 7 de novembro, beneficiando moradores de 12 localidades no entorno de áreas de preservação.

“Nossa gestão reativou o Serviço de Castração Gratuita em julho, promovendo mais de 900 castrações em Corrêas. O controle da população de animais de rua é um trabalho muito importante, questão de Saúde pública. A parceria com o governo do estado vem nos auxiliar neste trabalho que desenvolvemos. Queremos permitir que ainda mais pessoas tenham acesso a este serviço”, disse o prefeito Bernardo Rossi, que visitou o serviço nesta sexta, ao lado do vice-prefeito Baninho.

Estão sendo atendidos moradores de regiões próximas a áreas de preservação ambiental: Araras, Rocio, Vale das Videiras, Vista Alegre, Santa Luzia, Poços Peixes, Caititu, Santa Isabel, Bonfim, Castelo São Manoel, Caxambu e Tapera. A ideia é diminuir os riscos de impactos ambientais nestes locais.

“Por isso buscamos atender os moradores destes locais, para evitar ninhadas indesejadas próximos a áreas de conservação, reduzindo a possibilidade de riscos ambientais. A castração, ainda, ajuda a prevenir doenças, como o câncer de próstata e de mama. Fomos muito bem recebidos pela prefeitura e a estrutura é muito boa”, destacou o veterinário responsável, Mateus Moreira.

As castrações vão se estender até o dia 07 de novembro. Os cadastros já foram feitos por agentes da Rebio Araras, nos bairros. A ação é por meio do Projeto Ambiente Animal, da SEA e do Inea, que leva o mutirão de castração para cidades do interior do estado. Ele é executado e desenvolvido pelo Viva Rio Socioambiental que firmou Termo de Cooperação Técnica com a clínica veterinária Can&Fel, com recursos da Câmara de Compensação Ambiental. O Projeto foi lançado em maio, na capital, e já passou por Vassouras e Valença.

“Nossa entidade filantrópica cuida de mais de 200 animais e sei bem a importância que tem ações como esta. Estou trazendo quarenta animais para castrações, cinco por dia. É um serviço muito bacana”, disse o fundador da entidade Dogs Heaven, Guilherme Agnew.

 Em novembro, a Prefeitura vai realizar mais uma etapa do serviço de Castração Gratuita, que vai esterilizar mais de mil cães e gatos de Itaipava, ação que acontece entre os dias 22 e 29 de novembro, também no Parque Municipal. Agentes comunitários estão percorrendo as comunidades para cadastrar os moradores que quiserem o serviço, que será restrito para beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF). Mais 1,2 mil cadastros foram abertos para esta etapa.



Edição anterior (1440):
sábado, 20 de outubro de 2018
Ed. 1440:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1440): sábado, 20 de outubro de 2018

Ed.1440:

Compartilhe:

Voltar: