Edição anterior (1214):
quinta-feira, 08 de março de 2018
Ed. 1214:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1214): quinta-feira, 08 de março de 2018

Ed.1214:

Compartilhe:

Voltar:


  Cursos

Servidores participam de aula inaugural do Curso de Libras

80 pessoas participarão da capacitação que terá duração de 4 meses

 

Pela primeira vez, funcionários de todas as secretarias municipais se inscreveram para o curso de Libras - Língua Brasileira de Sinais - elaborado pelo Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação. A aula inaugural ocorreu na terça-feira (06.03), na Casa da Educação Visconde de Mauá. Todas as 80 vagas foram preenchidas.

A aula inaugural contou com a apresentação do coral da Escola Municipal de Educação Especial Santos Dumont. “Em nome do prefeito Bernardo Rossi desejo boa sorte a vocês que participarão desse curso. Vocês serão multiplicadores e poderão mostrar como a libras é importante, não só nas escolas, mas nos espaços públicos onde atuam. Cada vez mais vemos a inclusão como uma realidade na nossa sociedade, e é necessário que os servidores estejam preparados para bem receber as pessoas que utilizam a libras para se comunicar. Esse curso é um marco na nossa história”, disse a secretária de Educação Interina, Samea Ázara.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação, Bianca Caetano, a libras é a responsável por dar vez e voz para os 81 alunos da rede municipal com deficiência auditiva. “Ofertar esse curso é dar acesso a essa parcela da educação, os surdos. As pessoas serão preparadas para que a libras seja utilizada nos diferentes equipamentos públicos. A relação entre o ouvinte e o surdo deve ser de qualidade e esse é o nosso maior objetivo. Durante quatro meses vocês aprenderão todos os ensinamentos da língua”, contou.

Três turmas foram formadas. As aulas ocorrerão às terças-feiras na Escola Municipal de Educação Especial Santos Dumont, também as terças-feiras no CREI (Centro de Referência em Educação Inclusiva) e às quartas-feiras no CREI. Na programação, aulas práticas, estudo de textos e atividades dirigidas em grupo. Os inscritos receberão apostilas. Nas aulas serão usados um projetor, Tv e vídeo, para debates e apresentação de filme. No decorrer do curso os alunos também visitarão uma instituição para surdos.

A instrutora responsável pelo curso será Marcela Leal Junqueira. Os alunos serão avaliados pela frequência (75%), participação nos debates e entrega dos trabalhos. O curso será dividido em módulos, com duração de quatro meses cada e carga horária de 60 horas.


Servidores animados com o curso

Maria do Carmo Gonçalves é cozinheira da rede municipal e fez a sua inscrição para o curso logo que as vagas foram anunciadas. “Eu amo o meu trabalho e amo as crianças. Onde eu trabalho tem crianças especiais e eu gosto muito de interagir com cada uma delas, por isso, fiz questão de me inscrever para o curso de libras. Essas crianças me ensinam uma coisa nova todos os dias e o mínimo que posso fazer, é também me especializar para me comunicar da melhor forma possível com elas. Estou muito animada e emocionada. Será um passo importante para a minha vida”, disse.

Simone de Oliveira Santos é agente comunitária e trabalha na Secretaria de Saúde. Como Maria do Carmo, Simone também deseja se comunicar por meio de libras com perfeição. “Tenho certeza que o curso vai me ajudar na rotina diária. Nós estamos sempre aprendendo a lidar com as diferenças, mas, acho importante saber se comunicar. As pessoas têm mania de falar gritando com os surdos, justamente pela falta de informação. Por isso quero aprender e continuar tratando esse público da melhor forma possível”.

No início de 2018 a Secretaria de Educação chamou mais 65 concursados para integrar a rede. Entre eles, dez cuidadores, dois instrutores de libras e três intérpretes. Eles escolheram as vagas em janeiro e ingressaram na rede no dia 5 de fevereiro, início do ano letivo. A rede conta com mil alunos inclusivos, destes, 81 possuem deficiência auditiva.



Edição anterior (1214):
quinta-feira, 08 de março de 2018
Ed. 1214:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1214): quinta-feira, 08 de março de 2018

Ed.1214:

Compartilhe:

Voltar:

Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior