Edição anterior (3412):
segunda-feira, 11 de março de 2024


Capa 3412

Yuri Moura é pré-candidato pelo Psol

Deputado afirma que se afastou do governo municipalpor falta de propostas e diálogo com o povo

Yuri Moura é pré-candidato pelo Psol

Foto: Octacílio Barbosa

Rogerio Tosta - especial para o Diário

De aliado a oposição. É desta maneira que o deputado estadual, Yuri Moura (PSOL), resume sua posição com relação ao prefeito Rubens Bomtempo, que vem discordando em vários pontos, principalmente na questão do transporte público na cidade e, por isso, ao se afastar colocou seu nome como pré-candidato a prefeito pelo PSOL. “Não podia continuar apoiando um governo que não dialoga com os rodoviários, que não trata o problema do transporte com responsabilidade, além, é claro, de outras questões, como a falta de diálogo com o povo”, afirma o deputado.

Com um olhar para os problemas atuais da cidade, sendo que muitos são resultados da falta de políticas públicas de décadas, o deputado estadual do PSOL apresenta projetos para uma cidade em desenvolvimento, gerando emprego e dando solução para situações emergenciais, como a crise climática. Durante o período como vereador, Yuri Moura apresentou diversos projetos com objetivo de atender uma necessidade urgente da cidade, que é suportar os problemas causados pela mudança climática.

Entre os projetos apresentados está o da cidade esponja, que tem por objetivo fazer a captação das águas pluviais, evitando o acúmulo delas e com isso reduzindo as regiões de alagamento na cidade. Ainda como vereador, Yuri Moura apresentou diversos projetos com a temática da recuperação da cidade depois da tragédia de 2022, para o atendimento à população atingida.

Para o deputado estadual do PSOL, a reconstrução da cidade não pode ser apenas a construção de margem dos rios. Na sua concepção o governo municipal precisa muito mais e lamenta que a cidade não tenha obras preventivas, inclusive em locais que não foram atingidos em 2022, “mas que precisam receber obras estruturais para evitar problemas futuros” e afirmou que, infelizmente, “não temos uma cidade resiliente”.

Um dos pontos que o deputado estadual vem questionando e cobrando melhorias é no transporte público, que, na avaliação de Yuri Moura, o Prefeitura teve várias oportunidades para intervir, mas não fez e isso prejudicou ainda mais o sistema. “Se o transporte público chegou onde chegou, foi por conta da ineficiência, por conta de interesses ocultos, por conta da falta de trato com o tamanho do problema que a gente vive. Quando o juiz pediu afastamento da Cascatinha, ele teve a oportunidade de chamar os rodoviários para dialogar e não fez. Apresentar um plano de reestruturação do transporte faltando um dia para cumprir decisão judicial, não é planejamento”, comentou o deputado.

Mesmo reconhecendo avanços no Hospital Alcides Carneiro (HAC), com recursos inclusive de emendas parlamentares de deputados do PSOL, Yuri Moura afirma que falta investimento na atenção básica e fazer funcionar a saúde. Ele comentou que o seu gabinete recebe diariamente pessoas pedindo ajuda para fazer exames que estão aguardando há dois anos. Para o deputado estadual são estas e outras situações que o levaram a se afastar do Governo Municipal, principalmente quando viu que não era do interesse do prefeito Rubens Bomtempo fazer um governo que discute ideias e apresenta projetos para o desenvolvimento da cidade.

Yuri Moura reconhece que o desafio é muito grande, mas, tem claro que no mundo de hoje é preciso buscar recursos e fazer parcerias na busca de soluções criativas para solução de problemas antigos na cidade. “Não podemos aceitar um governo que não está disposto a dialogar”, frisou Yuri Moura.

Para o deputado estadual é fundamental que o Governo Municipal tenha projetos que contribua com o resgate da esperança do petropolitano, em acredita na cidade. Para o deputado é preciso ter o acolhimento do visitante, transformando ele em turista, mas para isso é preciso ter uma gestão de turismo, assim como uma zeladoria urbana, que permite ao turista chegar e ver uma cidade cuidada. “Este tipo de ação, agrada o turismo e também o petropolitano, que passa a sentir-se bem na cidade”, afirmou o deputado.


Edição anterior (3412):
segunda-feira, 11 de março de 2024


Capa 3412

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral