Edição: quarta-feira, 11/04/2018
Compartilhe:

  Chuvas

Testes das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme voltam a ser realizados em maio

O simulado foi suspenso em novembro por conta das fortes chuvas que atingiram o município durante o verão

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias volta a realizar os testes mensais das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme a partir do dia 10 de maio, às 10h. A atividade está suspensa desde novembro do ano passado em virtude das fortes chuvas que atingiram o município nos últimos meses. O objetivo do simulado é garantir que todo o sistema esteja funcionando no momento em que for necessário o acionamento, além de melhorar a comunicação dos agentes com a comunidade.

Neste período, as sirenes foram acionadas duas vezes: na madrugada do dia 26 de dezembro nos bairros Vila Felipe, Dr. Thouzet e João Xavier e na noite do dia 10 de março no Espírito Santo, Ceará, Amazonas, Dr. Thouzet, Independência, Vila Felipe, Alto da Serra e Sargento Boening. O secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz, reforça a importância do equipamento para a cidade.

"As sirenes são a melhor ferramenta de prevenção a curto prazo que o município possui, já que possibilitam que moradores de áreas de risco sejam avisados com rapidez sobre a urgente necessidade de sair de casa e procurar um local seguro", garante o secretário, lembrando que o teste também volta a ser realizado à noite, no dia 20, às 20h.

Com 234 áreas de risco alto ou muito alto – equivalente a 18% do município - e um déficit habitacional de 12 mil casas, o município segue trabalhando na prevenção aos desastres de origem natural. Por conta disso, no ano passado foram 16 testes de acionamento das sirenes, sendo 10 diurnos e seis noturnos. O trabalho é realizado mensalmente no dia 10, às 10h, e no dia 20, às 20h, fora do período de verão.

"Desde o ano passado a prefeitura investe no trabalho organizado e antecipado. Por isso a resposta do governo para as tragédias causadas pela chuva está sendo rápida e eficaz", garante Paulo Renato.

Petrópolis conta com 20 equipamentos espalhados por 12 bairros do município: Gentio, Vale do Cuiabá, 24 de Maio, Alto da Serra, Bingen, Dr. Thouzet, Independência, Quitandinha, São Sebastião, Sargento Boening, Siméria e Vila Felipe.



Compartilhe:

Casando com Estilo







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior