Edição anterior (1424):
quinta-feira, 04 de outubro de 2018
Ed. 1424:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1424): quinta-feira, 04 de outubro de 2018

Ed.1424:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Tronco de árvore cai e interdita a Rua Dom Pedro I 

Ninguém foi atingido e o Corpo de Bombeiros chegou logo após no local

Este é o segundo caso de queda de árvores na última semana

João Vitor Brum - joaovitor@diariodepetropolis.com.br


 Parte do tronco de uma árvore de grande porte caiu na tarde desta quarta (3), por volta das 17h15, na Rua Dom Pedro I, na altura do número 220. A via ficou totalmente bloqueada e causou transtornos a passageiros de ônibus que têm o Bosque do Imperador como ponto final. Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) chegaram ao local logo após a queda. O acidente causou forte retenção nas adjacências. Ninguém ficou ferido e o tronco não atingiu nenhum objeto da via, que ficou interditada por uma hora.

Na hora do ocorrido, três ônibus saíam do Bosque do Imperador e iam em direção ao Quissamã, e precisaram parar na entrada da rua. Como as vias no entorno são muito estreitas, os coletivos precisaram aguardar a retirada da árvore para voltar a circular.

Já os ônibus que vinham em direção ao Centro ficaram, no primeiro momento, parados pouco antes do local onde o tronco caiu, formando rapidamente uma fila de seis ônibus no local. Para garantir o funcionamento das linhas, os coletivos passaram a fazer o retorno para os bairros na Praça Tabelião Moret, no entroncamento entre a Avenida Ipiranga e as Ruas Fonseca Ramos e Alberto Torres. Por volta das 18h20, a via foi liberada e o funcionamento dos coletivos voltou à normalidade.

Equipes da Secretaria de Meio Ambiente foram acionadas, assim como a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), para auxiliar na remoção do tronco. A via também ficou sem luz durante algumas horas. A Enel Distribuição Rio informou, por meio de nota, que a árvore afetou parte da rede de um cliente e que os técnicos da companhia realizaram os reparos necessários no local. A Oi informou que avaliaria possíveis problemas causados pela queda.

O acidente chama atenção para um problema já recorrente na cidade. Por possuir grande parte de sua área arborizada, a queda de árvores vem se tornando comum em Petrópolis.

Na última semana, uma árvore caiu na Estrada União e Indústria, provocando muito trânsito na região. Segundo informações, a queda se deu devido à uma obra, de construção de um condomínio, que está sendo realizada na região.

Em março, uma árvore de grande porte caiu na Rua da Imperatriz, após ser atingida por um poste, acertando dois veículos que passavam pela via e um poste, interditando o local por aproximadamente 24 horas. Também em março, uma outra árvore caiu, desta vez na Travessa Augusto Fragoso, no Quitandinha, devido a fortes chuvas. Na ocasião, postes de energia também foram atingidos. Por sorte, em nenhum dos casos citados houve feridos.

Vias de grande movimento na cidade, como Avenida Piabanha e Rua do Imperador preocupam devido à grande quantidade de árvores em suas extensões. Por serem árvores antigas e de grande porte, a retirada das mesmas depende de autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Na Piabanha, a retirada de três árvores foi solicitada no último ano, ainda sem resposta do órgão.

Em casos de risco de queda de árvores, moradores podem solicitar a avaliação da Secretaria de Meio Ambiente pelos telefones (24) 2233- 8180 e (24) 98828-8633.



Edição anterior (1424):
quinta-feira, 04 de outubro de 2018
Ed. 1424:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1424): quinta-feira, 04 de outubro de 2018

Ed.1424:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior