Edição: quinta-feira, 07/12/2017
Compartilhe:

  Natal

Túnel de Luz na Rua 16 de Março será inaugurado hoje

Lívia Müller – Especial para o Diário

 

O início da montagem do túnel de luz na Rua 16 de Março causou tumulto no trânsito do Centro da cidade, por conta da interdição da via às 15h. O congestionamento foi até a Avenida Koeler e durou cerca de 15min. O cronograma organizado pela Companhia Petropolitana de Transportes (CPTrans) necessitou ser reajustado e a interdição precisou ser realizada no início da noite, por volta das 18h30. O túnel é o destaque da iluminação de Natal da Cidade. A estrutura que terá cerca de 100 metros e contará, além da iluminação, com espetáculo eletrônico sincronizado com as luzes todos os dias. Os espetáculos acontecerão de 30 em 30 minutos, das 20h às 21h30 a partir de amanhã após a inauguração.

Por volta das 15h30 havia uma grade que avisava sobre o impedimento do acesso à rua, porém como os estacionamentos estavam funcionando, os motoristas continuaram a passagem, que não estava impedida ainda para os moradores. Por volta das 16h, as grades foram retiradas e o acesso ficou livre, enquanto os servidores montavam os pisca-piscas.

De acordo com o diretor técnico Operacional da CPTrans, Luciano Moreira, por conta do congestionamento um novo horário foi estudado para realizar a interdição.

– Vimos que o impacto foi mais significativo do que imaginávamos, mesmo fora do horário de pico a cidade não ia suportar a retenção da via. Vamos ter que equilibrar e estudar um horário de menos impacto. Às 18h30 uma nova interdição foi feita e os motoristas foram orientados por equipes da companhia – contou Luciano.

Para a presidente da associação dos lojistas da Rua 16 de Março, Célia D’Azevedo, a “bagunça” vai acontecer duas vezes agora e para tirar. No entanto, ela diz que o retorno será gratificante.

– É um dia só, daqui a pouco melhora e vai ser um bem na cidade. Essa é a primeira vez que um túnel de luz como este é implantado no Brasil. Estamos todos com ótimas expectativas, as lojas ficarão abertas hoje até o último musical. Tenho certeza de que ele vai ser a menina dos olhos de Petrópolis – pontua Célia.

O diretor-presidente do Instituto de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo, contou de onde veio a ideia da montagem de um túnel de luz em Petrópolis.

– Já tínhamos assistido a um vídeo de um túnel na Espanha. E vimos que por conta da arquitetura da Rua 16 de Março caberia perfeitamente a implantação de uma estrutura similar.

Leonardo, que ainda é maestro do Coral Dó Ré Mí, produziu a trilha eletrônica do túnel. “O tema é natalino e ao mesmo tempo é moderno. O espetáculo promete emocionar”. Para ele a parceria entre a prefeitura e empresários é fundamental para realizar o Natal mais bonito dos últimos anos. “Todos se uniram e estão investindo para que a gente possa deixar a cidade mais atrativa para o turista e, com isso, gerar emprego e renda. Essa é a cara do Natal Imperial”, fala.

O diretor da CPTrans disse que para os turistas e petropolitanos aproveitarem melhor o espetáculo a rua será interditada durante os espetáculos, que duram apenas 5min, de hoje até o dia 5 de janeiro. “As pessoas vão querer tirar fotos e fazer vídeos, as interdições são para segurança”, diz.

A vendedora de uma das lojas da rua, Antônia Barbosa, disse que os clientes estão curiosos. “Foi muito divulgado, por isso estão ansiosos”, diz.

Sobre a atração de consumidores para o comércio, o técnico de segurança do trabalho Fernando Garcia disse que ter uma cidade iluminada nesta época é sempre favorável. “No entanto, a resposta ao comércio depende do país. Já passamos por muitas crises, mas uma situação como essa eu nunca vi”, declara.

Cerca de 50 pessoas trabalham na implantação das 16 estruturas de base do túnel, que contará com 100m de extensão e milhares de lâmpadas. O túnel vai desde o número 70 até o 222 (interseção com a Alencar Lima). Aproximadamente 500 pessoas trabalham na iluminação da cidade. As estruturas, segundo Leonardo, são facilmente removíveis.

 

Programação 16 de Março

A partir de hoje a rua vai contar, além dos espetáculos do túnel luz, com intervenções teatrais, musicais e a participação de ícones do Natal.

Nesta sexta-feira o Papai Noel receberá as crianças das 14h às 18h.  Às 14h a Banda da Polícia Miliar estará em frente ao Ed. Centenário.  Às 17h30, o projeto 16 Musical recebe Giulia Marchesini (voz e violão) e João Gabriel (percussão e saxofone) em frente ao n° 71. Também às 17h30, o Coral dos Anjos realiza uma apresentação em frente ao número 349. 

No sábado a programação começa cedo, às 10h30, com o espetáculo natalino “O Quebra-Nozes”, que será apresentado por alunos dos cursos de teatro e dança do Espaço Cultural Arte na Avenida.

Às 11h30, o projeto recebe Guilherme Mará no acordeon. Na sequência, às 13h o quarteto Pop Music, composto por Danilo Henriques (voz e violão), Gabriel Reis, Dandara Claudino e Tainara Claudino (violinos e voz) realiza uma performance musical em frente ao número 364.

 Às 16h30, Suzane Werdt (voz e violão) e Yuri Garrido (percussão) estarão na Alencar Lima e às 17h20 no número 289. Das 14h às 18h, o Papai Noel, o Gnomo e a Fada da 16 vão interagir com quem passar pela região. 

Encerrando este fim de semana, no domingo, às 14h tem a Banda Marcial Wolney Aguiar, Suzane Werdt (piano e voz) e Fernanda Lyra (violino e voz) às 15h30. Às 17h é a vez do Coral dos Anjos. 



Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior