Edição: sábado, 07/04/2018
Compartilhe:

  Cidade

 UCP realiza XII Semana Acadêmica do Centro de Teologia e Humanidades

 Programação com palestras, oficinas, lançamento de livro e atividades de extensão é aberta ao público e acontece de 9 a 14 de abril no campus Benjamin Constant 


 De 9 a 14 de abril, a Universidade Católica de Petrópolis realiza a XII Semana Acadêmica do Centro de Teologia e Humanidades (CTH) com o tema Educação pelo diálogo: um caminho para a superação da violência. Direcionada a alunos e também aberta ao público, a programação gratuita terá palestras, oficinas, lançamento de livro e atividades de extensão com objetivo de debater qual a contribuição da educação para a superação da violência em todos os âmbitos. As atividades serão realizadas no campus Benjamin Constant.

“A educação é protagonista no processo para alcançarmos valores que nos levem a verdadeira cultura de paz. Nós, da Universidade Católica de Petrópolis, temos esse imperativo, como educadores e como cristãos cônscios de nossa missão de fomentar a respeitabilidade e a integridade da pessoa humana”, frisa o professor Bruno Tamancoldi, coordenador do curso de História do CTH.

A abertura acontece na segunda-feira (09.04), às 19h, com a apresentação da Escola de Música da UCP seguida da palestra Educação como Superação da Violência: a ACN (Ajuda à Igreja que sofre) no Brasil e no Mundo, ministrada pelo diretor da ACN Brasil, Valter Callegari. Antes, às 18h30, acontece a Santa Missa na Capela Nossa Senhora de Sion.

Na terça-feira (10.04) a programação começa às 19h com apresentação da EMUCP. Em seguida, acontece a palestraConversa sobre a Escola: A Escola está morta?, com o professor doutor Pedro Garcia e depois o lançamento do livroLetramentos Acadêmicos: teoria e prática, com a autora, a professora e doutora Marcela Tavares de Mello.

Na quarta-feira (11.04) acontece a palestra Aldeias Indígenas do Brasil e a Superação da Violência, com o professorLindomar Padilha da Rede Eclesial Pan-Amazônica. O evento será às 9h no auditório. À noite, às 19h, no Salão Nobre tem a palestra As Virtudes na educação: diálogo para evitar a violência com Ana Carolina Kopke. Na quinta-feira (12.04) tem exibição do filme Porque a Beleza Importa?, seguida de discussão com o professor e mestre Antônio Carlos Gastão.

Na quinta também será realizada a primeira parte do minicurso Música e Representação da Violência: O caso das Guerras Mundiais. A aula, que acontece às 21h no auditório, será com o professor doutor Leandro Ricon. A segunda parte será na sexta-feira (13.04), às 19h, na Sala 6. A palestra O Brincar Cultural: Um diálogo entre educação e infâncias, com a professora Silvana dos Santos, encerra a programação da XII Semana Acadêmica do CTH no sábado (14.04), às 10h, no auditório. A programação completa do evento aberto ao público pode ser conferida no site ucp.br.



Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior