Edição: quinta-feira, 10/05/2018
Compartilhe:

  Cidade

Último dia de regularização do título de eleitor gera filas

Yuri Lima yuri.lima@diariodepetropolis.com.br

Ontem (9) foi o último dia para a regularização do título de eleitor. Quem deixou para o último momento para ir ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) encontrou filas e demora no atendimento. Para agilizar o processo, funcionários tiravam dúvidas de quem aguardava do lado de fora do prédio.

Segundo o Lino Rodrigues, analista do judiciário no TRE, o movimento foi constante, não havendo momentos com menor fluxo de pessoas.

- O movimento está bastante intenso, porque as pessoas costumam deixar para a última hora e isso gera bastante espera na fila – declarou.

Para o analista, em outros anos há diminuição do movimento no período da noite. O TRE de Petrópolis funcionou até às 19h.

- Historicamente depois das 17h o movimento começa a diminuir, mas não temos como prever isto – disse.

Havia controle na entrada do prédio, algo que fez as pessoas aguardarem na calçada para serem atendidas. São inúmeros os motivos que foram dados pelos eleitores que deixaram para o último dia. O estudante Jorge, de 15 anos, achava que o prazo era maior, mas estava ansioso para o seu primeiro voto.

- Eu não sabia que hoje era o último dia, acreditava que se estenderia até agosto. Eu estou fazendo o título por vontade, mesmo sendo facultativo. Eu já tenho meu candidato em mente – afirmou.

Para o gerente de vendas, Nathan, a ida para o TRE foi motivada por questões logísticas. Ele é natural de Teresópolis e estava mudando o seu título para a cidade de Petrópolis.

- A minha vida está muito corrida, quem me lembrou foi a minha esposa, que disse ontem que hoje era o último dia. Eu vim fazer a transferência, porque eu voto em Teresópolis, mas como estou residindo aqui eu mudei o meu título para Petrópolis – afirmou.

Os funcionários do TRE estavam trabalhando na fila, verificando se todos tinham os documentos necessários. Algumas das pessoas acabavam por desistir, por falta das documentações necessárias.

Os números oficiais sobre o eleitorado de Petrópolis só sairão depois do processo de regularização. Atualmente o município conta com 244.462 eleitores. O número correspondia a 82% da população da cidade.



Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior