Edição: sábado, 11/11/2017
Compartilhe:

  Cursos
 

Vigilância Sanitária abre inscrição para curso de  biossegurança para profissionais que atuam na área da beleza

Manicures, pedicures, podólogos e cabeleireiros serão capacitados no dia 13

Estão abertas as inscrições para o minicurso de biossegurança para profissionais que atuam na área de embelezamento que será realizado na próxima segunda-feira (13.11), de 13h30 às 17h, no Centro de Saúde, na Rua Santos Dumont nº 100. São 50 vagas disponíveis e o trabalhador aprenderá como realizar o controle sanitário, em especial às relacionadas aos riscos químicos durante a utilização de produtos e biológicos e ainda o manuseio de objetos cortantes. Para se inscrever basta enviar o nome completo para o e-mail covisapetropolis@gmail.com ou comparecer pessoalmente na sede da Vigilância Sanitária. As inscrições também poderão ser realizadas no dia do curso.

Em constante crescimento no município, a área de estética e beleza corresponde a aproximadamente 500 estabelecimentos que oferecem serviços de embelezamento e inúmeros profissionais informais atuando como manicures, pedicures, podólogos e cabeleireiros. O curso promovido pela Vigilância Sanitária reforçará as orientações sobre o risco químico relacionado ao manuseio de tintas, alisamentos, entre outros produtos e materiais registrados na Anvisa. Já os riscos biológicos se aplicam à limpeza, desinfecção e esterilização dos materiais utilizados durante os procedimentos estéticos.

“O profissional que participar do curso terá orientações quanto às normas da ANVISA que evitam a transmissão de doenças tanto para as clientes quanto os profissionais. Também será explicado sobre as doenças fúngicas em unhas e peles, além das possíveis contaminações a partir dos acidentes com instrumentos cortantes utilizados pelos profissionais e que são transmitidos pelo sangue, em especial as hepatites B e C e o vírus HIV”, explica Dayse Carvalho, coordenadora da Vigilância Sanitária.

A prefeitura organizou um calendário com minicursos mensais totalmente gratuitos contemplando diversas áreas com as principais atividades comerciais no município. A meta é capacitar, atualizar ou apresentar as normas de segurança, vigilância e qualidade a fim de se prestar serviços com excelência à população.

As aulas são voltadas aos profissionais em geral que atuam na área de estética – cabeleireiros, manicures, pedicures, maquiadores, esteticistas, dentre outros - e microempreendedores individuais (MEI). Em Petrópolis são 22.700 pessoas cadastradas com (MEI) exercendo variadas funções.

A iniciativa é uma integração entre as Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Econômico. O secretário Marcelo Fiorini afirma que o governo está atuando em sinergia a fim de incentivar e capacitar os profissionais e comerciantes do município.

“Nossa integração está ocorrendo conforme diretriz do nosso prefeito para atuação da gestão da prefeitura e estamos promovendo ações em benefício à saúde da população, mas também de valorização dos nossos trabalhadores. A proposta é melhorar a qualidade dos serviços prestados e orientar esses profissionais sobre as normas vigentes e, assim, oferecer um produto de qualidade à nossa população”, avalia Marcelo Fiorini.

As inscrições para a capacitação pode ser realizada pelo e-mail: covisapetropolis@gmail.com ou diretamente na sede da Vigilância Sanitária está localizada à Avenida Dom Pedro I, 353, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h. Os telefones de contato são: (24) 2246-9041 e 2246-9209.



Compartilhe:



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior