Edição anterior (3301):
terça-feira, 21 de novembro de 2023
Ed. 3301:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (3301): terça-feira, 21 de novembro de 2023

Ed.3301:

Compartilhe:

Voltar:


  Campanha

MEsp e Observatório da Discriminação Racial no Futebol se unem na campanha Novembro Negro contra o racismo

Parceria usará o Disque-Esporte 0800-942-9100 para a receber denúncias de racismo e todo tipo de discriminação na área do esporte e lazer

No Dia da Consciência Negra, o Ministério do Esporte se aliou ao maior canal de monitoramento de casos de racismo no futebol em todo desporto brasileiro, o site Observatório da Discriminação Racial no Futebol, para anunciar o canal 0800 do Disque-Esporte. Essa é mais uma ferramenta disponível para o atendimento das denúncias de racismo para atletas, torcedores, torcedoras e população em geral.

A medida é promovida no âmbito da campanha Novembro Negro do Ministério do Esporte e do Plano Nacional de Combate ao Racismo no Esporte que reúne MEsp, Ministério Igualdade Racial (MIR) e Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

“É importante estarmos juntos do observatório, que já atua há anos na denúncia do racismo   no esporte, e tornou seu site e suas publicações instrumentos importantes de promoção da igualdade racial no mundo esportivo”, explica o assessor de Participação Social e Diversidade do Ministério do Esporte, Dênis Rodrigues.

O Observatório da Discriminação Racial no Futebol é um projeto que aborda a modalidade como instrumento de inclusão social e de luta contra a violência e a discriminação. Ele divulgará o canal de encaminhamento de denúncia do Disque-Esporte em seu site e perfis nas redes sociais.

“O Disque-Esporte se alinha muito com o observatório, porque produzimos relatórios baseados em casos divulgados pela imprensa. Porém, necessitávamos com urgência monitorar denúncias de torcedores e jogadores de forma mais direta. A implementação desse canal vai ajudar especialmente para que conheçamos melhor os números e possamos diminuir a subnotificação”, afirmou o diretor executivo do projeto, Marcelo Carvalho.

Anualmente, o projeto lança o Relatório da Discriminação Racial, que teve início em 2014 com o relato de ocorrências apenas no futebol, mas precisou ampliar o escopo para os outros esportes e casos que envolvam atletas brasileiros e outras formas de preconceito e discriminação como machismo, LGBTQIA+fobia e xenofobia. O documento compõe uma ferramenta valiosa de consulta para pesquisas acadêmicas, imprensa e público em geral.

Rapidez e garantia de apuração

Além de proporcionar um canal de denúncia mais rápido e prático, O Disque-Esporte traz a garantia de encaminhamento e apuração dos atendimentos. “Cada denúncia de racismo que chega ao sistema de Ouvidoria do Governo Federal precisa ser encaminhada, sob pena até de incorrer em processos administrativos, caso isso não aconteça”, reiterou o Ouvidor do Ministério do Esporte, Aureliano Júnior.

Além do encaminhamento para as autoridades competentes, o canal poderá, quando possível, acompanhar o andamento e fornecer respostas para usuários sobre suas manifestações.

“É a primeira vez que se estabelece um canal específico para denúncias de racismo no mundo do esporte. Formaremos banco de dados, e em novembro do ano que vem vamos conseguir visualizar o tamanho do problema para nunca mais ouvirmos a expressão ‘caso isolado’”, aponta o coordenador-geral de Esporte de Categorias Base e Alto Desempenho do MEsp, Diogo Silva.

Sobre o Disque-Esporte

O Disque Esporte é o serviço telefônico da Ouvidoria do Ministério do Esporte (MEsp) para informações sobre as ações e programas, recebimento de solicitações, reclamações, denúncias e diálogo com esportistas e entidades do setor pelo 0800-942-9100.

A utilização da ferramenta para o recebimento de denúncias é parte de um plano de ação do Governo Federal para o combate ao racismo nas áreas de esporte e lazer, e promoção da igualdade racial no setor. As notificações podem ser feitas via ligações telefônicas, e-mail, formulários, aplicativos de mensagens e ainda há a opção de atendimento em Libras.

Confira os canais de atendimento a denúncias no Ministério do Esporte. 



Edição anterior (3301):
terça-feira, 21 de novembro de 2023
Ed. 3301:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (3301): terça-feira, 21 de novembro de 2023

Ed.3301:

Compartilhe:

Voltar: